terça-feira, 3 de novembro de 2009

EFEMÉRIDE Paul Mauriat, famoso chefe de orquestra francês, especializado em música de variedades de grande qualidade, faleceu em Perpignan no dia 3 de Novembro de 2006. Nascera em Marselha, em 4 de Março de 1925. O seu trabalho mais famoso data de 1968: "L'Amour est bleu" ("O Amor é Azul").
Paul Mauriat era filho de uma família de músicos, tendo tido o pai como seu primeiro mestre. Aos quatro anos, iniciou os estudos de piano. Aos dez, entrou para o Conservatório de Paris, saindo quatro anos mais tarde decidido a seguir a carreira de concertista.
O seu encontro com o jazz influenciou decididamente o estilo que o tornaria famoso em todo o mundo.
Cresceu em Paris e, aos dezassete anos, organizou a sua própria orquestra, apresentando-se em cabarés e teatros de França e noutros países europeus. Na década de 1950, tornou-se o arranjador preferido de vários cantores franceses, entre os quais se destaca a figura de Charles Aznavour. Entre 1967 e 1972 escreveu muitas canções para Mireille Mathieu.
Retirou-se da profissão em 1998, com um último show em Osaka no Japão. No início do mês de Novembro de 2006, foi internado no hospital de Perpignan e, dois dias depois, faleceu com 81 anos.
O seu estilo único, com arranjos rebuscados e belos, permanecerá eterno entre os milhões de fãs que deixou em todo o mundo.
Paul Mauriat é o único artista francês a ter estado classificado nº 1, nas vendas dos Estados-Unidos durante sete semanas. Foi muito popular no Japão, onde figurou como ícone francês ao lado de Dior e Chanel.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...