quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

EFEMÉRIDEEldrick "Tiger" Woods, jogador de golfe norte-americano, nasceu em Cypress, Califórnia, no dia 30 de Dezembro de 1975. É considerado um dos melhores golfistas de todos os tempos, tendo atingido em 2005, com 29 anos, a marca de dez grandes títulos de golfe profissional, colocando-o em terceiro lugar atrás de Jack Nicklaus e Walter Hagen. Incluindo os seus três Campeonatos Amadores dos EUA, ele e Bobby Jones foram os únicos golfistas a ganhar treze títulos importantes antes dos 30 anos de idade.
A Woods, que é filho de pais mestiços (descendentes de asiáticos, de afro-americanos, de americanos e de alemães), se deve o incremento do interesse pelo jogo de golfe, especialmente entre as minorias raciais e nos jovens americanos.
Em 2009, a revista “Forbes” anunciou que Tiger Woods se tornara o primeiro bilionário da história do desporto mundial.
A alcunha “Tigre” provém de um amigo do pai, soldado vietnamita que combateu com ele na guerra. Aos 21 anos, Woods decidiu mesmo mudar o seu nome oficialmente de Eldrick para Tiger.
É casado desde 2004 com a modelo sueca Elin Nordegren, que conheceu em Londres em 2001 e de quem tem dois filhos.
Dá a sua imagem a numerosas marcas muito populares, entre as quais a Nike e a Gillette. É amigo do campeão de ténis Roger Federer e do lendário basquetebolista Michael Jordan.
Em 12 de Dezembro de 2009 anunciou a sua retirada do “circuito de golfe profissional” durante um período indeterminado.
Woods foi uma criança prodígio, pois começou a jogar com dois anos de idade. Em 1984, com oito anos, ganhou o Campeonato do Mundo de Juniores na categoria de “Rapazes 9/10 anos”, campeonato que venceu por mais cinco vezes.
Tornou-se profissional em 1996 assinando um contrato de 40 milhões de dólares com a Nike e outro de 20 milhões com outro anunciante. No fim desse ano foi eleito “Desportista do Ano” pela revista Sports Illustrated.
Em 1997 ganhou o seu primeiro grande torneio (Masters) estabelecendo vinte recordes e igualando seis outros. Em 15 de Junho de 1997 tornou-se “Nº 1 Mundial”, o mais novo da história do golfe.
Atravessou uma crise de forma em 1998, mas regressou com toda a sua pujança em 1999, vencendo inúmeros torneios e batendo recordes sem conta.
Em 2004, nova quebra que foi justificada com a mudança de treinador, com uma lesão e com o casamento. Prometeu voltar “em força” e assim aconteceu em 2005, aparecendo ainda mais dominador do que antes.
Em Maio de 2006 faleceu o seu pai, depois de uma longa batalha contra um cancro na próstata. Tiger Woods parou durante algumas semanas para ficar junto da família. Tem colaborado em numerosas obras de caridade.
No fim da sua 11ª temporada como profissional, com 54 vitórias no “PGA Tour” e doze no grande “Chelem”, foi eleito pela quarta vez “Atleta Masculino do Ano” pela Associated Press.
Em 2008 foi operado pela terceira vez ao joelho esquerdo, afastando-se das competições durante dois meses. Tiger Woods anunciou entretanto que deverá ser operado de novo, para reconstruir um ligamento. Revelou igualmente que jogou durante dez meses com uma ruptura do ligamento cruzado anterior e que disputou o último “US Open” com uma dupla fractura de fadiga na tíbia esquerda. Com a sua ausência baixaram as audiências televisivas.
Recentemente, Tiger Woods tem tido a sua vida devassada pelos media, o que veio pôr um ponto de interrogação sobre o seu casamento e sobre o futuro da sua carreira.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...