sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

EFEMÉRIDEJules Dassin, de seu verdadeiro nome Julius Dassin, realizador e actor norte-americano, nasceu em Middletown, no Connecticut, em 18 de Dezembro de 1911. Faleceu em Atenas no dia 31 de Março de 2008.
Jules Dassin era um dos oito filhos de um casal de emigrantes russos, tendo sido criado no Harlem, em Nova Iorque. Frequentou a Morris High School (Bronx). Aderiu ao Partido Comunista nos anos 1930, deixando-o em 1939 quando da assinatura do pacto germano-soviético.
Jules Dassin considerava que tinha tido três carreiras cinematográficas distintas: uma de aprendizagem, quando filmava “séries B” em Hollywood; outra na Europa onde procurou arduamente oportunidades para filmar e, por fim, uma na Grécia, a da maturidade.
Estudou arte dramática na Europa em meados dos anos 1930. De regresso a Nova Iorque entrou no “Yiddish Theatre”. Em 1940 ingressou como estagiário na RKO, depois de ter feito a montagem de uma peça em Nova Iorque. Foi assistente de Alfred Hitchcock no filme “Jogos Matrimoniais”. A técnica e a direcção de actores de Hitchcock impressionaram-no por muito tempo. Fez vários filmes de sucesso para a MGM, ingressando depois nos estúdios Universal, onde realizou dois filmes que foram um fracasso. Foi então para a Fox.
O comité de actividades antiamericanas, presidido pelo senador McCarthy, incluiu o seu nome na “lista negra dos comunistas” de Hollywood, no fim dos anos 1940. A acusação forçou-o a exilar-se na Europa em 1949. Filmou em Londres e em Paris, ganhando o Prémio de Realização no Festival de Cannes de 1955, com “Du rififi chez les hommes”, em que interpretava igualmente o papel de um perito em cofres-fortes.
Encontrara Melina Mercouri durante o Festival de Cannes de 1954 e com ela se viria a casar em 1966. Pela mesma época descobriu a obra literária de Níkos Kazantzákis. Estes dois factos ligaram-no definitivamente à nação grega, onde se fixou.
Realizou vários filmes de sucesso com Melina, entrando em alguns também como actor. Tiveram de deixar a Grécia no seguimento do golpe de estado dos coronéis, indo para Paris. Foram acusados em 1970 de financiar uma tentativa de derrube da ditadura grega.
Dassin voltou a trabalhar nos Estados Unidos, a primeira vez que o fazia desde que se tinha exilado, realizando sobretudo filmes com temas gregos. Voltou também ao teatro.
Depois da democratização da Grécia, Melina Mercouri foi nomeada Ministra da Cultura. Depois da sua morte, Jules Dassin ficou a presidir a Fundação Melina Mercouri, que continuou a ocupar-se da principal luta da actriz: o regresso à Grécia dos mármores do Partenon. Faleceu aos 96 anos, devido a complicações causadas por uma gripe. Era Cidadão de Honra da Grécia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...