quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

EFEMÉRIDEMonica Seles, ex-tenista sérvia, naturalizada norte-americana em 1994, nasceu em Novi Sad, na Jugoslávia, em 2 de Dezembro de 1973.
Durante a sua carreira, conquistou nove títulos do “Grand Slam” e, em 1990, tornou-se a mais jovem campeã do torneio “Roland-Garros”. Foi uma das jogadoras que dominou o ténis nos anos 1990.
Entretanto, em Abril de 1993, em Hamburgo, foi apunhalada nas costas, em pleno jogo, por um fã da sua rival Steffi Graf. Após este incidente, esteve sem jogar durante dois anos. Voltou a ter algum sucesso quando regressou às competições em 1996, conquistando mais uma vez o “Australian Open”. Foi o último grande título obtido na sua carreira. Despediu-se da modalidade em 2003, mas só se “reformou” definitivamente em 2008, após estar lesionada durante cinco épocas, com crises depressivas e bulimia à mistura. Chegou a pesar 80 kg.
Seles começou a jogar aos seis anos de idade, treinada pelo pai. Porque achava a raquete muito pesada, agarrava-a com as duas mãos, estilo que conservou durante toda a sua carreira. Ganhou o primeiro torneio aos nove anos (apesar de não conhecer bem o sistema de pontuação e de ter apenas uma vaga ideia de estar em vantagem ou desvantagem durante as partidas). Em 1985, com onze anos, ganhou o prestigiado “Orange Bowl” em Miami e despertou a atenção do treinador de ténis Nick Bollettieri. Em 1986, a família Seles mudou-se para os Estados Unidos e Monica integrou a “Nick Bollettieri Tennis Academy”, na Florida, onde treinou intensivamente durante dois anos.
Monica disputou o seu primeiro torneio oficial em 1988, aos 14 anos de idade. No ano seguinte, dedicou-se a tempo inteiro ao “tour” profissional e conquistou o primeiro título da sua carreira em Houston, em Maio de 1989. Um mês depois, chegou às meias-finais na sua estreia nos torneios do “Grand Slam”, no Roland-Garros, onde só perdeu com a nº 1 do mundo, Steffi Graf. Seles terminou o primeiro ano de competição ao mais alto nível classificada no 6º lugar do ranking mundial.
Seles é considerada por muitos como a primeira jogadora “de força” do ténis feminino, abrindo caminho para outras estrelas como Serena Williams e Maria Sharapova. Ficou também famosa pelos ruidosos gemidos que emitia quando batia na bola. Em algumas ocasiões, originou mesmo protestos por parte das adversárias, que afirmavam desconcentrar-se com os gritos e que estes não lhes permitiam ouvir a pancada da raquete na bola, recebendo também avisos por parte dos juízes para que fizesse menos barulho.
Ganhou o primeiro título do “Grand Slam”, no Roland-Garros (1990), justamente na final contra Steffi Graf. O ano de 1991 foi o primeiro de dois anos em que Seles dominou completamente as competições femininas, destronando Graf. Começou por ganhar o Open da Austrália em Janeiro e, em Março, passou a ser a nº1 mundial. Após uma paragem de seis semanas por lesão, regressou no “Torneio Aberto dos Estados Unidos”, que venceu depois de derrotar Martina Navratilova na final.
Entre Janeiro de 1991 e Fevereiro de 1993, Seles ganhou 22 títulos e disputou as finais de 33 dos 34 torneios em que participou. Acumulou um recorde impressionante de 159 vitórias contra apenas 12 derrotas.
Publicou em 1996 a sua autobiografia “From Fear to Victory”. Tem uma fortuna avaliada em quarenta milhões de dólares, mais de metade ganha com contratos publicitários. Actualmente consagra o seu tempo à promoção do ténis e a obras de beneficência. Entrou para o “International Tennis Hall of Fame” em 2009.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...