terça-feira, 1 de dezembro de 2009

EFEMÉRIDEWoody Allen, de seu verdadeiro nome Allen Stewart Königsberg, realizador, guionista, escritor, actor e músico norte-americano, nasceu em Brooklyn, Nova Iorque, no dia 1 de Dezembro de 1935.
Ganhou até agora três Oscars: o de Melhor Realizador em 1977 e os de Melhor Guião em 1977 e 1986. Recebeu igualmente um Globo de Ouro em 1985. Muitos dos seus filmes têm por tema neuroses comportamentais do dia-a-dia, sempre com críticas mordazes e subtis em longos diálogos analíticos.
A sua família é judia de origem russo-austríaca. Aos 15 anos, utilizando já o pseudónimo Woody Allen, começou a escrever para jornais e programas de rádio. Simultaneamente, frequentava a Universidade de Nova York, mas nunca chegou a licenciar-se.
Em 1964, Woody já era um notável comediante, de tal modo que um disco chamado “Woody Allen”, com gravações dos seus shows, foi nomeado para o Prémio Grammy. A sua primeira experiência cinematográfica aconteceu no ano seguinte (“O Que Há de Novo, Gatinha?”). Como realizador estreou-se em 1969, com “Um assaltante bem trapalhão” e, desde aí, fez mais de 30 filmes, mantendo a impressionante média de uma película por ano.
Mais impressionante ainda é a sua capacidade para fazer obras-primas. A primeira e mais fascinante foi “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”. Em 2002, na cerimónia dos Oscars que se seguiu aos atentados de “11 de Setembro” nos Estados Unidos, Allen que nunca comparecera quando das suas numerosas nomeações, esteve presente finalmente para fazer uma emocionante homenagem à cidade de Nova Iorque.
A vida amorosa de Allen sempre deu muito que falar à imprensa. Antes de ser famoso já tivera dois casamentos e consequentemente dois divórcios. Depois, namorou com várias importantes actrizes, que sempre ficavam com os papéis principais dos seus filmes, até se ligar a Mia Farrow durante mais de dez anos. Em 1997 começou um polémico relacionamento com Soon-Yi Previn, filha adoptiva de Mia, com quem está casado até hoje.
Woody Allen toca clarinete semanalmente num bar de Nova York. A sua ligação com a música, principalmente com o Jazz, pode ser verificada em todos os seus filmes, dos quais é quase sempre responsável pela escolha das bandas sonoras. Em 2002 participou pela primeira vez no Festival de Cannes, onde ganhou uma Palma de Ouro pelo conjunto da sua obra.
Escreveu também numerosas peças de teatro e alguns romances e novelas. Woody Allen descreve-se do seguinte modo: «As pessoas sempre se enganam em duas coisas sobre mim: pensam que sou um intelectual (porque uso óculos) e que sou um artista (porque os meus filmes perdem dinheiro)».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...