quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

EFEMÉRIDEAndré-Marie Ampère, filósofo, físico e matemático francês, autor de importantes contributos para o estudo do electromagnetismo, nasceu em Lyon no dia 20 de Janeiro de 1775. Morreu em Marselha, em 10 de Junho de 1836.
Desde criança demonstrou uma enorme vontade de aprender. Em 1796 já dava explicações particulares de matemática, de química e de línguas.
Foi professor em vários estabelecimentos de ensino, leccionando a partir de 1804 na Escola Politécnica de Paris e mais tarde no Collège de France. Em 1814 foi eleito membro da Academia de Ciências, sendo igualmente correspondente de várias Academias europeias e mantendo relações com a maioria dos cientistas do seu tempo. Interessou-se por vários ramos do conhecimento humano, deixando obras de grande importância, principalmente no domínio da física e da matemática.
Em 1820, partindo de experiências feitas pelo dinamarquês Oersted sobre o efeito magnético da corrente eléctrica, soube estruturar e criar a teoria que possibilitou a construção de um grande número de aparelhos electromagnéticos. Além disso descobriu as leis, que regem as atracções e repulsões das correntes eléctricas entre si. Idealizou o galvanómetro, inventou o primeiro telégrafo eléctrico e, em colaboração com Arago, o electroíman. Enunciou em 1827 a teoria do electromagnetismo.
Em sua homenagem foi dado o nome de “ampere” à unidade internacional de corrente eléctrica. O seu nome foi dado igualmente a várias escolas, liceus, praças, ruas e a uma estação de metro em Lyon. Figura entre os nomes ilustres inscritos na Torre Eiffel em Paris.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...