sábado, 9 de janeiro de 2010

EFEMÉRIDE Joan Chandos Baez, cantora norte-americana de música folk, nasceu em Nova Iorque no dia 9 de Janeiro de 1941, numa família de origem mexicana, inglesa e escocesa.
A sua carreira profissional começou em 1959 no "Newport Folk Festival" onde, com 18 anos, foi a grande revelação. Lançou no ano seguinte o seu primeiro disco, uma colecção de baladas tradicionais que chamou a atenção pela qualidade do repertório, pelo talento na guitarra acústica e pela sua bela voz de soprano. O álbum seguinte, "Joan Baez, Vol. 2", foi lançado em 1961. Ganhou um disco de ouro, o mesmo acontecendo com "Joan Baez in Concert" de 1962. No ano seguinte já era considerada uma mais populares cantoras dos Estados Unidos. Em 1964 lançou o quinto disco, em que incorporava uma selecção de canções folk dos Estados Unidos e da América Latina, com destaque para interpretações de composições do músico brasileiro Villa-Lobos. Além de folk tradicional e canções de protesto, ajudou a promover Bob Dylan, impressionada com as suas primeiras composições e incluindo várias delas no seu repertório. Acabaram por se enamorar, mas o relacionamento acabou em 1965.
Tal como Dylan, Baez foi influenciada pela “invasão britânica” e passou a usar, ainda que discretamente, acompanhamento eléctrico, além do seu violão. No final dos anos 1960, Baez interessou-se pela poesia, publicando o livro “A Journey Through Our Time”. Em 1969 lançou um álbum duplo inteiramente dedicado às canções de Bob Dylan. Também tocou em Woodstock, numa época em que estava inteiramente envolvida na luta contra a Guerra no Vietname.
Em 1968 casou-se com David Harris, um proeminente opositor da guerra vietnamita, que seria mesmo preso. Harris, fã de música country, fez então com que Baez fosse mais influenciada pelo country rock. A sua versão de “The Night They Drove Old Dixie Down” da The Band foi um sucesso, entrando para o “Top Ten” americano.
Em 1972 lançou “Come From The Shadows”, um álbum explicitamente político, com azedas críticas à presença americana no Vietname. Passou depois a interessar-se pela música pop e a investir nas suas próprias músicas. Em 1976 voltou a apresentar-se com Bob Dylan e gravou ao vivo "From every stage", onde demonstrou a sua permanente empatia com o público. Em 1980, um disco também ao vivo, acústico, marcou o retorno a uma certa simplicidade musical e talvez, ao formato artístico mais adequado ao seu estilo. Nos anos 1980 continuou a apresentar-se com frequência, mantendo um público fiel, mas deixou de gravar discos para grandes gravadoras, gravando o seu repertório de forma esporádica em produtoras independentes.
Na véspera do Natal de 1980 deu um concerto gratuito junto da Notre Dame de Paris (25 000 pessoas), acompanhada pelos órgãos e sinos da Catedral e dedicado às crianças de todo o Mundo.
Nos anos 1990, apesar das mudanças constantes de gravadoras, Baez continuou a lançar álbuns. O CD “Ring them bells” de 1996 foi considerado o melhor trabalho de folk contemporâneo do ano, por revistas da especialidade. O seu último CD foi “Dark Chords on a Big Guitar”, em 2003, após alguns anos sem gravar.
Joan vive em Woodside na Califórnia. Em 2008 comemorou os 50 anos da sua carreira musical com tournées pelos Estados Unidos e pela Europa. Veio pela primeira vez a Portugal (Cascais) em 1980 e tem previstas para Março de 2010 actuações nos Coliseus de Lisboa e do Porto. Está implicada em numerosas organizações humanitárias, que a solicitam com frequencia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...