domingo, 10 de janeiro de 2010

EFEMÉRIDESal Mineo, de seu verdadeiro nome Salvatore Mineo Jr., actor norte-americano descendente de emigrantes italianos da Sicília, nasceu em Nova Iorque, em 10 de Janeiro de 1939. Foi assassinado com arma branca, em West Hollywood (Califórnia), no dia 12 de Fevereiro de 1976.
Detido por roubo com a idade de dez anos, deram-lhe a escolher entre ir para a prisão ou ingressar numa escola de actores. Aos dezasseis anos entrou como actor secundário no célebre filme “Fúria de Viver” com James Dean e Natalie Wood.
Começou verdadeiramente a sua carreira, interpretando o personagem de um jovem príncipe, na peça “O Rei e Eu”, em que contracenava com Yul Brynner. Posteriormente a peça foi adaptada ao cinema.
Em 1957 experimentou também cantar rock, conseguindo que duas das suas canções estivessem durante várias semanas no Top 40 americano. Entrou em cerca de vinte filmes.
Em 12 de Fevereiro de 1976 foi assassinado sem motivo aparente. John Lennon ofereceu mesmo uma recompensa para quem encontrasse o assassino.
Um vagabundo chamado Lionel Ray Williams foi preso e, julgado em 1979, confessou-se culpado sendo condenado a prisão perpétua. O assassino não teria nenhuma ideia de quem era a vítima e matou-o “apenas” para lhe roubar o dinheiro de que necessitava para obter droga. Foi libertado condicionalmente em 1990.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...