quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

EFEMÉRIDEBelmiro Mendes de Azevedo, empresário de sucesso português, nasceu em Marco de Canaveses no dia 17 de Fevereiro de 1938.
É o mais velho dos oito filhos de Manuel de Azevedo, carpinteiro e agricultor, e de Adelina Ferreira Mendes, costureira. Depois da instrução primária, foi para o Porto, aos cuidados de um tio. Frequentou o Liceu Nacional de Alexandre Herculano e, depois, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde se licenciou em Engenharia Química (1964).
Entre 1959 e 1960 cumpriu o Serviço Militar Obrigatório. Durante os estudos praticou andebol no Centro Desportivo Universitário do Porto e no Futebol Clube do Porto.
Começou a trabalhar cedo para poder pagar os estudos. Ainda antes de terminar o curso, entrou para a Efanor (Empresa Fabril do Norte), localizada nos arredores do Porto. Pouco depois ingressou na Sonae (Sociedade Nacional de Estratificados, S.A.R.L.), cujo controlo assumiu em 1974. Durante anos, foi polémico o conflito judicial entre Belmiro de Azevedo e a família de Afonso Pinto de Magalhães, fundador da empresa.
Em 1975 foi aos Estados Unidos da América, onde obteve um diploma de especialização em Gestão de Empresas, na Universidade de Harvard.
Sob o seu comando, a Sonae alargou a sua actividade a novas áreas como a dos hipermercados (Continente e Modelo), a das comunicações (jornal Público) e a das telecomunicações (Optimus). Posteriormente, o grupo procurou expandir-se internacionalmente (Bonjour, Vobis, Worten, Sportzone, etc.). A partir de 1985, a Sonae passou a ser cotada na Bolsa de Valores e Belmiro tornou-se o accionista maioritário do grupo. Também em 1985 diplomou-se no Finantial Management Program da Universidade de Stanford.
Em paralelo com a actividade empresarial, criou, em 1991, a Fundação Belmiro de Azevedo, que desenvolve a política de mecenato da empresa, nas áreas da Educação, das Artes, da Cultura e da Solidariedade, em acções de parceria com outras entidades e contando com os colaboradores da empresa em acções de voluntariado. Em 2008, esta fundação abriu em Matosinhos o Colégio Efanor, justamente no lugar das velhas instalações fabris onde Belmiro iniciou a sua carreira profissional.
Com a morte de António Champalimaud, Belmiro de Azevedo tornou-se no único português a figurar na famosa lista de milionários da revista Forbes. Considerado durante alguns anos o cidadão mais rico de Portugal, a sua fortuna que, em 2007, estava estimada em 3 mil milhões de euros, caiu mais de 50% em dois anos, passando para 1.4 mil milhões de euros em 2009.
É casado com Maria Margarida Carvalhais Teixeira de Azevedo, farmacêutica, com quem teve três filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...