sábado, 13 de fevereiro de 2010

EFEMÉRIDEKim Novak, de seu verdadeiro nome Marilyn Pauline Novak, famosa actriz norte-americana de origem checa, nasceu em Chicago no dia 13 de Fevereiro de 1933.
Depois dos estudos, começou a carreira de manequim, numa boutique especializada em roupas para adolescentes. Ao mesmo tempo, beneficiou de uma bolsa para estudar numa escola de modelos, continuando a trabalhar a tempo parcial. Foi também ascensorista, empregada de armazém e ajudante de dentista.
Chegou a Hollywood com 21 anos, fazendo-se notar pela sua beleza física. Teve sucesso, logo em 1955, com o filme “Picnic”. Entrou depois em dois filmes com Frank Sinatra. Seguiu cursos de arte dramática, que pagava da sua algibeira. Em 1957 fez uma greve, protestando contra o salário que recebia (1 250 dólares semanais).
A sua popularidade era já tal que foi capa da revista “Time” em 29 de Julho de 1957. Em 1958 Alfred Hitchcock convidou-a para a película “Suores Frios” com James Stewart, com quem voltaria a contracenar em “Adorável Vizinha”.
Kim Novak resistiu às pressões da Columbia Pictures, estúdio com o qual tinha contrato, para que adoptasse o nome artístico de Kit Marlowe. Ela apenas concordou com a mudança de Marilyn para Kim e isto para evitar que as pessoas a confundissem com Marilyn Monroe.
Representou ao lado de grandes actores e actrizes como Kirk Douglas, Jack Lemmon, Fred Astaire, Dean Martin, Rita Hayworth e Elizabeth Taylor.
Vive afastada do cinema desde 1991, ano em que interrompeu a sua carreira, após ter feito cerca de trinta filmes. Ocupa-se desde então da criação de cavalos e lamas no Oregon e na Califórnia.
Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada no Hollywood Boulevard. Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Revelação Feminina em 1955 e o de Estrela Favorita do Cinema em 1957. Recebeu um Urso de Ouro Honorário em 1997, concedido pelos organizadores do Festival de Berlim.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...