sábado, 20 de março de 2010

EFEMÉRIDEAndrée Chedid, romancista, novelista, dramaturga e poetisa francesa, de origem libanesa cristã, nasceu no Cairo em 20 de Março de 1920.
Tendo feitos os seus estudos em escolas francesas, ingressou depois na Universidade Americana do Cairo. Foi em inglês que escreveu os primeiros poemas. O seu sonho era ser dançarina. Casou-se com um médico aos 22 anos e, em 1942, foi viver para o Líbano com o marido.
Em 1946 instalou-se definitivamente em Paris, onde começou a publicar os seus poemas. A sua obra é um questionamento contínuo sobre a condição humana e os laços entre o Homem e o Mundo. Celebra a vida que tanto ama, tendo simultaneamente uma viva consciência da sua precariedade. O seu estilo, muito trabalhado, caracteriza-se por uma grande fluidez. Evoca o Oriente e os seus perfumes com grande sensualidade.
Em 2009 foi condecorada com o grau de Grande Oficial da Legião de Honra Francesa. Ocupa um lugar de relevo entre os autores franceses contemporâneos. As suas obras têm-lhe valido importantes prémios literários, de que se destacam o “Prémio Goncourt de Poesia” (2002), o “Grande Prémio da Société des Gens de Lettres” e o “Prémio Mallarmé”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...