segunda-feira, 8 de março de 2010

EFEMÉRIDEFátima Lopes, estilista portuguesa, nasceu no Funchal em 8 de Março de 1965.
Desde criança revelou grande interesse pelo mundo da moda e, durante a adolescência, insatisfeita com a roupa que era vendida no Funchal, começou a criar roupas para si própria. Graças à sua fluência em línguas estrangeiras, trabalhou no Funchal como guia turística de uma agência de viagens.
Em 1990 mudou-se para Lisboa com o objectivo de seguir a carreira de estilista. Abriu, com uma amiga, uma loja chamada “Versos”, onde vendia essencialmente roupa de criadores internacionais. Em 1992 o nome da loja mudou para “Fátima Lopes”. Em Setembro do mesmo ano, participou num espectáculo de moda realizado num convento de Lisboa, onde as suas criações foram muito bem acolhidas.
Em 1994 mostrou as suas roupas pela primeira vez no “Salon du Prêt-à-Porter Féminin” em Paris. No ano seguinte participou no grande evento de moda nacional, o “Portugal Fashion”. Entre 1996 e 1998 começou a desenhar também sapatos e carteiras, quer para o público feminino, quer para homens.
Em 1996 abriu a sua primeira loja internacional, situada na capital parisiense. Desde 1999 tem participado duas vezes por ano no Salão da Moda de Paris, sendo actualmente a única portuguesa a estar presente. Em 2000 causou grande atenção mediática por desfilar na capital francesa o mais caro biquíni do mundo, em ouro e diamantes, avaliado em cerca de um milhão de dólares.
Em 2002 foi convidada pela Mattel para criar uma boneca Barbie, tendo decidido reproduzir na boneca o biquíni de ouro e diamantes que usara em Paris. Em 2003 abriu a sua primeira loja de roupa nos Estados Unidos da América, situada em Los Angeles.
Fátima Lopes tem defendido publicamente a utilização de peles verdadeiras na indústria da moda, o que tem originado vários protestos por parte dos defensores dos direitos dos animais.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...