segunda-feira, 22 de março de 2010

EFEMÉRIDE Guilherme da Silva Braga, tribuno e poeta português, nasceu no Porto em 22 de Março de 1845. Faleceu na mesma cidade no dia 26 de Julho de 1874.
Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, Guilherme Braga foi redactor-chefe da “Gazeta Democrática”. Colaborou em diversas revistas e jornais, tais como “Giralda”, “Diário da Tarde”, “Nacional” e “Luta”. Correspondeu-se com Victor Hugo e traduziu o “Atala” de François-René de Chateaubriand.
A sua obra poética foca constantemente o tema obsessivo da morte, pressentida dia-a-dia, expressa de forma tão coloquial que chega a lembrar Cesário Verde. Cultivou igualmente a temática social e humanitária, e o lirismo amoroso de tonalidade parnasiana.
Nos seus versos, Guilherme Braga era violento contra os falsos ministros da religião, entusiasta apaixonado pela liberdade e tinha grande sensibilidade e ternura ao descrever as alegrias do lar. Era casado com Maria Adelaide Braga, que sucumbiu dois meses depois do falecimento do marido.
Morreu com apenas 29 anos de idade, vítima de tuberculose, já depois de ter perdido quatro filhos.
Deixou publicado: “Eccos d'Aljubarrota”, 1868; “O Mal da Delfina”, 1869; “Heras e Violetas”, 1869; “Os Falsos Apóstolos”, 1871 e “O Bispo”, 1974.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...