segunda-feira, 15 de março de 2010

EFEMÉRIDE Joaquim António Portugal Baptista de Almeida, o mais internacional dos actores portugueses, nasceu em Lisboa no dia 15 de Março de 1957. Naturalizou-se norte-americano em Outubro de 2005.
Abandonou o Curso de Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, partindo para os Estados Unidos, onde recebeu formação no “The Lee Strasberg Theatre and Film Institute” em Nova Iorque. Trabalhou em teatro nas “Produções de Shakespeare” em Nova Iorque. Actuou também noutras peças, como “Bodas de Sangue” de Federico Lorca e “O Conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas.
Com cerca de 60 interpretações no cinema, Joaquim de Almeida, fluente em sete línguas, contracenou com nomes sonantes do cinema mundial, participando em produções dos EUA, Brasil, México, Argentina, etc.. Actuou ao lado de Michael Caine, Richard Gere, Isabelle Huppert, Harrison Ford, Antonio Banderas e Marcello Mastroianni, entre outros.
De realçar as suas interpretações em “Good Morning, Babylon” (1987) e “The Soldier” (1982).
Retrato de Família”, de Luís Galvão Telles (1991), valeu-lhe o Prémio de Melhor Actor no Festival de Cinema do Cairo.
Em Portugal, com “Tentação” (1998) do realizador Joaquim Leitão, ganhou um Globo de Ouro na categoria de Melhor Actor. Foi dirigido também por Leonel Vieira, António Pedro Vasconcelos, Maria de Medeiros, Fernando Lopes e Teresa Villaverde. Fez várias séries para televisão nos Estados Unidos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...