terça-feira, 9 de março de 2010

EFEMÉRIDEJohn Dennis Profumo, conhecido informalmente como Jack Profumo, político britânico, faleceu em Londres no dia 9 de Março de 2006. Nascera, também na capital inglesa, em 30 de Janeiro de 1915.
Profumo ficou conhecido pelo alegado envolvimento num escândalo com uma prostituta, o “Profumo Affair” (1963). Abandonou então a vida política, o que contribuiu para a queda do Governo conservador de Harold Macmillan no ano seguinte.
Em Julho de 1960, Profumo entrara para o Governo britânico, sendo nomeado Ministro da Guerra e tornando-se membro do Conselho Privado.
Em Janeiro de 1961, numa festa no domicílio do Visconde Astor em Cliveden, encontrou Christine Keeler, uma call girl com a qual teve uma breve relação de algumas semanas. Rumores sobre esta ligação foram postos a circular. Christine Keeler teve igualmente uma relação com Yevgeny Ivanov, Adido principal da Marinha na Embaixada Soviética. Num contexto de suspeição de espionagem, o “caso Profumo” começou a tomar uma dimensão nacional.
Em Dezembro de 1962, uma cena de tiros em Londres, que envolveu dois homens que tinham contactos com Christine Keeler, levou a imprensa a pesquisar a vida dela. Os jornalistas encontraram rapidamente as ligações com Profumo e Ivanov. Porém, a tradição britânica que consistia em respeitar a vida privada dos políticos foi mantida até Março de 1963. Foi então que George Wigg (Partido Trabalhista) interpelou a Câmara dos Comuns sobre os problemas de segurança nacional causados pela suposta ligação de Profumo com Christine. Profumo admitiu a relação, mas refutou sempre a acusação de eventuais indiscrições. Pediu no entanto a demissão do Governo, da Câmara dos Comuns e do Conselho Privado.
Profumo passou a trabalhar como voluntário numa organização de beneficência de Londres. Contribuiu para a angariação de fundos importantes, graças aos seus talentos de político. Continuou este trabalho durante o resto da vida. Estas actividades ajudaram a restabelecer a sua reputação. Nomeado Comendador da Ordem do Império Britânico em 1975, vinte anos mais tarde foi mesmo convidado por Margaret Thatcher para o seu 70º aniversário. Profumo nunca mais falou do assunto até ao fim dos seus dias, mesmo quando o filme “Scandal” e a publicação das memórias de Christine Keeler vieram desenterrar o seu passado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...