quinta-feira, 18 de março de 2010

EFEMÉRIDETatiana Belinky, escritora russa, radicada há mais de oitenta anos no Brasil, nasceu em São Petersburgo no dia 18 de Março de 1919. É uma das mais importantes escritoras infanto-juvenis contemporâneas.
Chegou com a família ao Brasil quando tinha apenas dez anos, fugindo das perseguições aos judeus. Por essa época já Tatiana falava, além do russo, também o alemão e o letão.
Aos dezoito anos, após concluir um curso preparatório, começou a trabalhar como secretária bilingue de português e inglês. Aos vinte anos ingressou no curso de Filosofia da Faculdade São Bento, mas abandonou-o em seguida, para se casar com o médico e educador Júlio Gouveia (1940).
Em 1948, começou a trabalhar em adaptações e traduções e na criação de peças infantis para a prefeitura de São Paulo, em parceria com o marido. Em 1952 encenaram “Os Três Ursos” para a TV Tupi, que teve grande sucesso. O êxito desta peça foi decisivo para a carreira de Tatiana. O casal foi convidado para ter um programa fixo na televisão. Fizeram a primeira adaptação de “O Sítio do Picapau Amarelo” de Monteiro Lobato. O trabalho na Tupi continuou até 1966. Entretanto, Tatiana Belinky tornou-se presidente da Comissão Estadual de Teatro de São Paulo.
Em 1972 passou a trabalhar na “TV Cultura” e em grandes jornais paulistas, como a “Folha de São Paulo”, o “Jornal da Tarde” e “O Estado de São Paulo”, escrevendo artigos, crónicas e críticas de literatura infantil.
Em 1987 publicou o seu primeiro livro: “Limeriques”. A partir daí, Tatiana passou a trabalhar intensamente em novas obras, tendo publicado até hoje mais de cem livros. Recebeu vários prémios literários, entre eles o célebre “Prémio Jabuti” em 1989.
Traduziu também, para a língua portuguesa, cerca de oitenta livros de literatura juvenil russa, alemã, inglesa e francesa.
Além de prémios literários, foi premiada igualmente em teatro e pelas suas traduções. Parou a actividade de tradutora em 1994, mas tem continuado a escrever, tendo publicado nestes últimos anos diversos livros de crónicas e memórias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...