domingo, 18 de abril de 2010

EFEMÉRIDEAdelino Manuel Lopes Amaro da Costa, político português, nasceu em Algés no dia 18 de Abril de 1943. Faleceu em Camarate, em 4 de Dezembro de 1980.
Engenheiro Civil, licenciado pelo Instituto Superior Técnico em 1966, foi director do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministro da Educação Nacional, Veiga Simão. Fez o serviço militar na Marinha.
Após a Revolução dos Cravos, influenciado pela Democracia Cristã, foi um dos fundadores do Centro Democrático Social, actual CDS-PP, sendo o seu primeiro secretário-geral. Foi deputado à Assembleia Constituinte entre 1975 e 1976 e deputado à Assembleia da República até 1980, tendo desempenhado ainda funções de presidente do grupo parlamentar do seu partido.
Em 1978 ajudou a celebrar o acordo político que viabilizou o 2º governo constitucional, dirigido por Mário Soares, e que teve a participação de membros do seu partido como Sá Machado e Rui Pena.
Após a vitória da “Aliança Democrática” (PPD, PPM e CDS) nas legislativas de 1980, foi-lhe atribuída a pasta da Defesa Nacional, tornando-se assim o primeiro civil a assumir o cargo de Ministro da Defesa, após o 25 de Abril de 1974.
Morreu num desastre de avião, assim como a sua esposa, o então Primeiro-ministro Sá Carneiro e a companheira deste Snu Abecassis, quando se dirigiam para o Porto para participar num comício de apoio a Soares Carneiro, o seu candidato para as presidenciais desse ano. A queda do avião Cessna foi considerada pelas instituições do estado e pelo sistema jurídico português como um acidente, mas algumas das várias comissões parlamentares de inquérito consideraram o acontecimento como um atentado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...