domingo, 11 de abril de 2010

EFEMÉRIDEArmando Cortez, actor português, faleceu em Lisboa no dia 11 de Abril de 2002. Nascera, também na capital portuguesa, em 23 de Junho de 1928.
Actor teatral desde 1946, interpretou numerosos autores, em peças como “Coéforas” de Ésquilo, “O Traído Imaginário” de Molière, “Rei Lear” de Shakespeare, “A Cantora Careca” de Ionesco, “À Espera de Godot” de Samuel Beckett, “Humilhados e Ofendidos” de Dostoievski, “Albergue Nocturno” de Maximo Gorki e “Schweky na Segunda Guerra Mundial” de Brecht. Dirigiu o musical “Annie” de Thomas Meehan para o Teatro Maria Matos (1983).
Tornou-se um dos mais importantes actores da televisão portuguesa, ao interpretar várias peças de teatro (“A Sapateira Prodigiosa” de Lorca, “A Importância de Ser Leal” de Oscar Wilde, “A Cova de Salamanca” de Miguel de Cervantes e “Português, Escritor, 45 Anos de Idade” de Bernardo Santareno). Mais tarde participou em séries e novelas muito populares (“Chuva na Areia”, “Passerelle”, “Lá em Casa Tudo Bem”, “Nem o Pai Morre Nem a Gente Almoça”, “Cinzas”, “Roseira Brava”, “Filhos do Vento”, “Vidas de Sal”, “Terra Mãe”, “Alves dos Reis” e “O Processo dos Távoras”).
No cinema participou em cerca de dez películas, entre elas “O Dinheiro dos Pobres” de Artur Semedo (1956), “O Cerco” de António da Cunha Telles (1958), “Sem Sombra de Pecado” de Fonseca e Costa (1982), “O Desejado” de Paulo Rocha (1986), “Passagem por Lisboa” de Eduardo Geada (1992) e “Das Tripas Coração” de Joaquim Pinto (1992).
Agraciado com o Grande Oficialato da “Ordem do Infante D. Henrique” (2000), foi co-fundador da Casa do Artista, sociedade de apoio aos artistas, juntamente com Raul Solnado.
Morreu aos 73 anos, vítima de paragem cardiorespiratória. Foi casado com a actriz Fernanda Borsatti (1950/1959) e com a também actriz Manuela Maria (1966/2002).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...