segunda-feira, 12 de abril de 2010

EFEMÉRIDEChico Anysio, de seu verdadeiro nome Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, humorista, actor, escritor, compositor e pintor brasileiro, nasceu em Maranguape no dia 12 de Abril de 1931. Celebrizou-se pelos seus inúmeros programas humorísticos na Rede Globo, com quem tem contrato até 2012.
Chico Anysio mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, quando tinha seis anos de idade. Iniciou-se na Rádio Guanabara, onde exerceu várias funções como actor, comentarista de futebol, etc. Trabalhou, na década de 1950, nas rádios “Mayrink Veiga”, “Clube de Pernambuco” e “Clube do Brasil”. Escreveu também diálogos e, por vezes, actuou como actor em filmes da “Atlântida Cinematográfica”.
Ao lado de Chacrinha, é considerado um dos maiores nomes de todos os tempos da televisão do Brasil. Trabalhou com as maiores figuras do humor brasileiro, na rádio e na televisão, como Paulo Gracindo, Jô Soares, Renato Agildo Ribeiro, Ivon Curi, entre muitos outros.
Na TV Rio estreou em 1957 “Noite de Gala”. Em 1959 lançou o programa “Só Tem Tantã”, mais tarde chamado de “Chico Total”. Além de escrever e interpretar os seus próprios textos na rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, aventurou-se também e com êxito pelo jornalismo desportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado canções, muitas delas utilizadas nos seus próprios programas e espectáculos teatrais.
Desde 1968 que se encontra ligado à Rede Globo, onde conseguiu o status de estrela num casting que contava com os artistas mais famosos do Brasil.
Em 2005 fez uma participação no “Sítio do Picapau Amarelo” e, recentemente, entrou na telenovela “Sinhá Moça”. Tem oito filhos, dos quais um adoptivo, tendo casado quatro vezes.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...