terça-feira, 27 de abril de 2010

EFEMÉRIDEEneida de Moraes, jornalista, escritora e pesquisadora brasileira, faleceu no Rio de Janeiro em 27 de Abril de 1971. Nascera em Belém no dia 23 de Outubro de 1904.
Era licenciada em odontologia, mas preferiu ao consultório a carreira de jornalista e de escritora. A paixão pelas letras levou-a a organizar grupos de escritores, para discutir literatura em vários pontos do Brasil. O ano de 1929 marcou a sua estreia como autora, com o livro de poesia “Terra Verde".
Nos anos 1930, participou activamente na vida política brasileira. Em 1932 filiou-se no Partido Comunista Brasileiro, sendo presa em 1935 e mandada para a “Casa de Correcção do Rio de Janeiro”, por causa da sua militância política. Graciliano Ramos imortalizou-a no livro “Memórias do Cárcere”.
Escreveu a “História do carnaval carioca”, a primeira grande obra sobre este tema, que estabeleceria as principais categorias do carnaval brasileiro. Foi a criadora do Baile do Pierrot, no Rio de Janeiro e em Belém.
A escola de samba do Rio de Janeiro “Acadêmicos do Salgueiro” escolheu-a como tema do seu enredo de 1984 (“Eneida, amor e fantasia”).
Outra escola de samba carioca, “Paraíso do Tuiuti”, homenageou-a no desfile de 2010 ("Eneida, o Pierrot está de volta”).
Salientam-se ainda os seguintes livros de crónicas de sua autoria: “O quarteirão, Paris e outros sonhos”, “Sujinho da terra”, “Cão da madrugada” e “Aruanda”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...