quinta-feira, 29 de abril de 2010

EFEMÉRIDE – Jules Henri Poincaré, matemático, físico e filósofo francês, nasceu em Nancy no dia 29 de Abril de 1854. Faleceu em Paris, em 17 de Julho de 1912, em consequência de uma embolia ocorrida após uma cirurgia na próstata. Realizou trabalhos de grande importância em óptica e em cálculo infinitesimal.
Durante a infância, ficou gravemente doente com difteria, recebendo instrução de sua mãe. Em 1862 entrou no Liceu de Nancy, hoje transformado em Universidade e chamada Université Henri Poincaré. Ingressou depois na Escola Politécnica em 1873, continuou os seus estudos na Escola de Minas (1875) e doutorou-se em Matemática em 1879. Foi professor de matemática na Universidade de Caen e trabalhou no Ministério de Serviços Públicos. Foi depois nomeado professor na Sorbonne (1881), onde se manteve até à sua morte.
Antes de chegar aos trinta anos, desenvolveu o conceito de funções auto mórficas, que usou para resolver equações diferenciais lineares de segunda ordem com coeficientes algébricos. Em 1895 publicou “Analysis situs”, um tratado sistemático sobre topologia. No âmbito das matemáticas aplicadas, estudou numerosos problemas sobre óptica, electricidade, telegrafia, capilaridade, elasticidade, termodinâmica, mecânica quântica, teoria da relatividade e cosmologia.
No campo da mecânica elaborou diversos trabalhos sobre as teorias da luz e as ondas electromagnéticas e desenvolveu, juntamente com Hendrik Lorentz, a teoria da relatividade.
Entre os seus trabalhos mais importantes incluem-se os três volumes de “Os novos métodos da mecânica celeste”, publicados entre 1892 e 1899, e “Lições de mecânica celeste” em 1905. Também escreveu numerosas obras de divulgação científica que atingiram grande popularidade, como “Ciência e hipótese” (1902), “O valor da ciência” (1904) e “Ciência e método” (1908).
Interessou-se igualmente pela divulgação da matemática e da física, escrevendo vários trabalhos para o público leigo.
Em 1887, com 32 anos, Poincaré foi eleito para Academia Francesa de Ciências, tornando-se seu presidente em 1906.
Em 1887 ganhou a competição matemática de Oscar II, rei da Suécia, pela resolução do problema dos “três corpos”, referente ao movimento livre de múltiplos corpos em órbita.
Em 1893 juntou-se ao Bureau des Longitudes francês, o qual se ocupava da sincronização da hora no mundo. Em 1897 Poincaré apoiou uma proposta de decimalização das medidas circulares, entre elas o tempo e a longitude. Foi este trabalho que levou a considerar as questões que viriam a estabelecer os fusos horários e a sincronização do tempo entre corpos em movimento relativo.
Recebeu inúmeros prémios pela sua obra, incluindo a Legião de Honra Francesa, e foi indicado várias vezes como candidato ao Prémio Nobel de Física.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...