quarta-feira, 7 de abril de 2010

EFEMÉRIDEWilliam Wordsworth, o maior poeta romântico inglês, que juntamente com S. T. Coleridge ajudou a lançar o romantismo na literatura inglesa com a publicação das “Baladas Líricas”, nasceu em Cockermouth no dia 7 de Abril de 1770. Morreu em Rydal Mount, em 23 de Abril de 1850, vítima de pleurisia.
O pai, apesar de raramente presente, ensinou poesia a William, confiando-lhe mesmo a sua própria biblioteca. Algumas vezes, passava períodos com os parentes de sua mãe, em Penrith, onde era influenciado pelos pântanos e paisagens, assim como pelo tratamento rude, em especial dos avós e de um tio, cujas hostilidades o amarguravam a ponto de pensar no suicídio.
Após a morte da mãe, em 1778, o pai mandou-o para a “Hawkshead Grammar School”. Wordsworth estreou-se na literatura em 1787, ao publicar um soneto no “The European Magazine”. No mesmo ano, começou a estudar em Cambridge no “St John's College” e formou-se em Artes quatro anos depois. Voltou a Hawkshead, nas suas duas primeiras férias de Verão, nas quais aproveitava para fazer passeios e caminhar pela natureza. Entre os anos de 1790 e 1792, viajou através da Europa, visitando os Alpes, França, Suíça e Itália.
Em 1791 converteu-se ao ideal revolucionário francês, entrando para movimentos republicanos. Em 1793, devido às tensões entre o seu país e a França, voltou para Inglaterra.
Entre 1798/1805 trabalhou num poema autobiográfico mais tarde intitulado “The Prelude”, que só seria publicado postumamente e é considerado a sua obra-prima. Escreveu também uma série de poemas, hoje famosos, incluindo “The Lucy poems”.
Em 1793, recebeu uma pequena herança do pai e publicou, cinco anos mais tarde, juntamente com Coleridge, “Baladas Líricas”, que foram republicadas em 1800, marcando o início do romantismo em Inglaterra. Esta segunda edição cita apenas Wordsworth como autor e inclui um prefácio. Nele, que é chamado “o manifesto do romantismo inglês”, Wordsworth apelida os poemas de “experimentais” e declara guerra à artificialidade da poesia inglesa do século XVIII, defendendo o uso da linguagem coloquial, da valorização do quotidiano e da simplicidade. Este prefácio é considerado a obra central do início da literatura romântica. Uma quarta e última edição das “Lyrical Ballads” foi publicada em 1805.
Alguns críticos modernos reconhecem um declínio na obra de Wordsworth, por volta de 1810, precisamente no meio da sua vida.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...