sexta-feira, 7 de maio de 2010

EFEMÉRIDEGary Cooper, de seu verdadeiro nome Frank James Cooper, actor norte-americano, duas vezes vencedor do Oscar de Melhor Actor, nasceu em Helena, Montana, no dia 7 de Maio de 1901. Faleceu em Beverly Hills, em 13 de Maio de 1961.
A sua carreira durou desde a década de 1920 até ao ano da sua morte, tendo actuado em mais de cem filmes.
Desde criança, começou a ajudar o pai no rancho da família, onde aprendeu a andar a cavalo. Na infância, juntamente com a mãe e o irmão, passou uns anos na Inglaterra, onde fez os estudos primários (1910/1913). De volta aos Estados Unidos, continuou a trabalhar com o pai, até entrar para a faculdade, onde teve o primeiro contacto com a arte da representação. Em 1925 começou a participar em produções de Hollywood, conseguindo o seu primeiro papel de figurante em 1926. Nesse mesmo ano assinou contrato com a Paramount, começando assim a sua carreira cinematográfica. Visto que o nome “Frank Cooper” era muito frequente, passou - a conselho do seu agente, que era originário da cidade de Gary, Indiana - a utilizar o nome com que se imortalizou.
Foi o seu primeiro filme falado “The Virginian” (1929) que fez dele uma estrela do cinema. Passou a filmar incansavelmente com os maiores nomes da época, passando facilmente de papéis de aventureiro aos mais românticos.
Em 1940 conheceu Ernest Hemingway, iniciando uma amizade que duraria por toda a vida. Assim o descrevia Hemingway: «Coop é uma homem bom, honesto, correcto, amável e íntegro. Se inventasse um personagem como ele, ninguém acreditaria. Ele é bom demais para ser real».
Alfred Hitchcock propôs-lhe os papéis principais em dois filmes (1940 e 1942), mas ele recusou, admitindo mais tarde que tinha errado.
Cooper foi casado apenas uma vez, de 1933 até à sua morte em 1961, com Sandra Shaw com quem teve uma filha. Apesar de ter sido casado durante todo este tempo, o actor ficou famoso pela sua extensa lista de aventuras ao longo do casamento.
Em 1960 fez duas cirurgias à próstata e em seguida ao cólon. Os médicos acreditavam que ele estava curado mas, no ano seguinte, quando estava a filmar na Inglaterra, começou a sentir fortes dores no pescoço e no ombro e, após vários exames, descobriu que o cancro se tinha espalhado para um pulmão e para os ossos. O actor optou por não fazer tratamentos pesados e veio a falecer em 1961, aos 60 anos de idade.
Além dos dois Oscars que recebeu (1941 e 1952), foi nomeado outras três vezes, recebendo igualmente um Oscar Honorário em 1961 pelo conjunto da sua obra. Em 1999, o American Film Institute classificou-o como o 11º maior actor de todos os tempos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...