quinta-feira, 6 de maio de 2010

EFEMÉRIDEGeorge Timothy Clooney, notável actor e realizador de cinema e de televisão norte-americano, nasceu em Lexington no dia 6 de Maio de 1961.
Filho do apresentador de televisão Nick Clooney, acompanhava o pai nos estúdios desde os cinco anos de idade. Para evitar a competição com o progenitor, abandonaria mais tarde o emprego de jornalista televisivo, tornando-se actor.
Começou por actuar na televisão, chegando ao auge do sucesso com a série “Urgências”, interpretando a figura do Dr. Doug Ross. Em 1999 começou uma carreira mais efectiva no cinema.
Dedica-se também, esporadicamente, ao trabalho de realizador. Apesar de ter uma carreira plena de êxitos em filmes bastante comerciais, decidiu investir em projectos mais ousados e com temáticas sociais, como o filme “Syriana”.
Foi nomeado cinco vezes para os Oscars, tendo vencido em 2005 como “Melhor Actor Secundário”. Recebeu dois Globos de Ouro de Melhor Actor em 2000 e 2005, um de Melhor Realizador e outro de Melhor Guião. Foi premiado também no Festival de Veneza de 2005 (Melhor Guião). Em 2008 foi classificado como 23ª personalidade do mundo pelo jornal “Times”.
Utilizou a sua celebridade para angariar fundos para as vítimas do “11 de Setembro” (2001), do Tsunami na Tailândia (2004) e do ciclone Katrina (2005).
Em 2003 manifestou-se contra a Guerra no Iraque e, em 2006, deslocou-se a Luisiana, juntamente com George Bush (pai), para entregar dádivas destinadas à reabilitação de um hospital quase completamente destruído pelos dois ciclones do ano precedente.
Em 2006 foi recebido no Conselho de Segurança das Nações Unidas, pedindo para que fizessem cessar o genocídio no Darfur.
Democrata convicto, apoiou Barack Obama nas eleições de 2008. A favor dos sinistrados do sismo no Haiti (2010), organizou o programa de televisão “Hope for Haiti Now ” que recolheu 57 milhões de dólares.
Tem feito igualmente várias campanhas publicitárias, salientando-se a do café Nespresso, que fez aumentar as vendas no mercado europeu em 44% (2007).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...