quinta-feira, 27 de maio de 2010

EFEMÉRIDEPaul John Gascoigne, ex-futebolista internacional e treinador inglês, nasceu em Gateshead no dia 27 de Maio de 1967.
Iniciou a sua carreira no Newcastle United em 1985. Passou depois pelo Tottenham Hotspur, Lazio, Glasgow Rangers, Everton e Burnley.
Foi convocado para os Mundiais de 1990. Na semifinal, contra a Alemanha Ocidental, acabou por ser a figura central de uma das imagens mais comoventes da história dos Mundiais: após uma disputa de bola com um adversário, foi advertido com um cartão amarelo, significando que, se a Inglaterra vencesse, Gascoigne ficaria fora da final por ser o seu segundo amarelo na prova. Ciente disso, começou a chorar convulsivamente.
O Mundial de 1990 foi o único da sua carreira, pois a Inglaterra não se classificou em 1994 e, em 1998, não foi convocado pelo técnico Glenn Hoddle. Representou a Inglaterra 57 vezes.
Abandonou temporariamente o futebol, regressando em 2002 em representação do modesto Gansu Tianma (China) e do Boston United. Depois, despediu-se oficialmente como jogador de futebol.
Aventurou-se como técnico, treinando o “Kettering Town”. Posteriormente, a sua vida tem sido conturbada por notícias do seu envolvimento com drogas e álcool e até suposições de morte.
Tem alimentado os tablóides ingleses com as suas desventuras. Em 2006 foi preso por agressão, numa discoteca em Chelsea. Em Fevereiro 2008 foi preso no Hotel Hilton de Gateshead e retido no âmbito de uma lei britânica de saúde mental. Saiu no dia 6 de Março e, dois meses depois, tentou suicidar-se, sendo novamente internado num serviço psiquiátrico.
Em Setembro de 2008 foi hospitalizado no Hospital de Faro em Portugal, após nova tentativa de suicídio por intoxicação.
Em 24 de Dezembro obteve autorização da clínica onde se encontrava, para ir passar o Natal com a família. Nunca chegou ao destino e foi considerado como desaparecido. Finalmente, tinha passado a noite sozinho num hotel a beber bebidas alcoólicas.
Depois disso, Gascoigne melhorou, jurando que «não beberia mais uma gota de álcool, apesar de saber as dificuldades que teria para o conseguir». Parecia estar pronto para uma nova vida.
Em Fevereiro de 2010, quando se julgava que ele já estava curado, foi detido em estado de embriaguez no Yorkshire, ao volante de uma viatura…

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...