quarta-feira, 5 de maio de 2010

«Tem a música o poder
de tornar o Homem Feliz.
Não há quem saiba dizer
tanto quanto ela me diz

António Aleixo


A MÚSICA QUE TE FIZ
(décimas)

I

Fosse clássica ou ligeira,
Ou mesmo de embalar,
Amava saber tocar,
Bem juntinho à lareira
E com gente à minha beira.
A solidão faz morrer
Aos poucos, sem se saber,
É uma dor bem sofrida
Mas para alegrar a vida
Tem a música o poder

II

De mudar o nosso humor
E dar-nos aquela calma,
Que aquieta nossa alma,
Que acalenta nosso amor
E que nos dá mais calor.
Era ainda eu petiz
(Portanto é de raiz),
Gostava dela ligeira
Por ser a melhor maneira
De tornar o Homem Feliz.

III

Ter vida melodiosa
E não temer mesmo nada,
Sentir um som que afaga,
O odor de uma rosa,
Tua presença formosa…
Ainda é maior o prazer
Agora que a sei ler:
- Como pode alguém chorar
Com a música a tocar?
Não há quem saiba dizer.

IV

Seja Amália ou Chopin,
Segundo a ocasião,
Aconchega o coração,
Esperando o amanhã
Com esperança sem ser vã.
A música que eu te fiz
Foi num momento feliz,
Cercado de gente amiga:
- Oxalá ela te diga
Tanto quanto ela me diz.


Gabriel de Sousa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...