terça-feira, 1 de junho de 2010

EFEMÉRIDEAlanis Nadine Morissette, cantora de rock, compositora, actriz, directora de videoclipes e produtora canadiana, nasceu em Otava no dia 1 de Junho de 1974. Já ganhou sete Grammys e, desde 1991, vendeu cerca de 72 milhões de discos em todo mundo.
Alanis começou a sua carreira, ainda adolescente, gravando dois discos. O seu primeiro álbum internacional foi “Jagged Little Pill”, lançado em 1995, que continua a ser o álbum de estreia mais vendido por uma cantora (mais de 33 milhões de cópias). Ela é, aliás, a cantora de rock que mais discos vendeu na história da música. Trabalhou como produtora em vários dos seus discos.
Filha de uma professora húngara e de um director de escola franco-canadiano, aos seis anos começou a tocar piano, a fazer ballet e a escrever diários.
Em 1984, com dez anos, escreveu a sua primeira música, que enviou para uma cantora local, Lindsay Morgan, que a recrutou como colega de trabalho.
Durante 1986, participou regularmente num programa de televisão e, em 1987, competiu pela primeira vez no “Rising Star Talent Competition”, concurso amador realizado em Toronto. Com o dinheiro recebido do programa televisivo, gravou e lançou a sua primeira música “Fate Stay With Me”.
Numa audição em Nova York, Alanis fez parte do “Star Search”, uma competição muito popular nos Estados Unidos. Em 1988, no Canadá, assinou um contrato com a “MCA Records Canada” para a produção de dois discos. Viajou depois para Los Angeles e Nashville, onde conheceu muitos produtores e músicos. Em 1994 mudou-se para Los Angeles, cidade em que conheceu Glen Ballard, que viria a produzir o seu primeiro disco internacional.
Em 2005 obteve a cidadania norte-americana, considerando-se a partir daí como “canadiana americana”. Nesse mesmo ano, fez uma compilação dos grandes sucessos da sua carreira, com a colectânea “The Collection”. Entretanto compôs também canções para vários filmes.
Em Junho de 2009, Alanis confirmou o fim do contrato com a produtora discográfica “Maverick Records”, com a qual vinha a lançar CD's desde 1995. O rompimento do contrato teve, como motivos principais, exigências contratuais que Alanis e a sua banda consideraram não poder aceitar e problemas de marketing com os últimos álbuns. Tem actuado igualmente em filmes, séries televisivas e algumas peças de teatro.
Para angariar fundos para a “Associação Nacional de Distúrbios Alimentares”, correu duas maratonas no final de 2009, em Susanville (Califórnia) e Nova Iorque.
Em Fevereiro de 2010 cantou “Wunderkind”, na cerimónia oficial de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno em Vancouver.
Em Abril de 2010, Alanis Morissette lançou a música “I Remain”, como parte da banda sonora do filme “Prince of Pérsia”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...