quarta-feira, 2 de junho de 2010

EFEMÉRIDEAna Bola, actriz, cantora e autora de textos humorísticos portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 2 de Junho de 1952.
Frequentou o Liceu Francês Charles Lepierre e fez o curso de Secretariado no Instituto Superior de Línguas e Administração.
Conheceu, em 1976, o actor Henrique Viana que a levou ao Teatro Adóque. Estreou-se na comédia “1926 Noves Fora Nada”.
Em 1977, com o conjunto “Os Amigos”, ao lado de Paulo de Carvalho, Luísa Basto, Fernando Tordo, Eduardo Silva e Fernando Piçarra, venceu o Festival RTP da Canção. Em 1981 fez parte dos coros da canção “Playback”, vencedora do “Festival RTP”, cantada por Carlos Paião e que representaria Portugal no Festival da Eurovisão desse mesmo ano, na Irlanda.
Popularizada na televisão, com participações nos programas “O Fungagá da Bicharada” (1976) e “O Passeio dos Alegres” (1981), assinou sitcoms como “A Mulher do Senhor Ministro” (1994), acabando por iniciar com Herman José uma longa colaboração, a partir de 1987, data de “Humor de Perdição” e “Casino Royal”.
Actualmente divide a sua actividade de actriz com a de autora de textos humorísticos, tendo assinado a autoria das peças teatrais “Celadon” (2005) e “Avalanche” (2006). Para a televisão escreveu os guiões da série “Vip Manicure”, onde também representa juntamente com Maria Rueff.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...