terça-feira, 15 de junho de 2010

EFEMÉRIDEDemis Roussos, de seu verdadeiro nome Artémios Ventoúris Roússos, baixista e cantor grego, nasceu em Alexandria, no Egipto, em 15 de Junho de 1946.
Foi fortemente influenciado pela música grega e árabe. A família voltou para a Grécia em 1961, após a Crise do Canal do Suez.
A partir de então, participou em vários grupos musicais. O primeiro, aos dezassete anos, foi “The Idols”, quando Demis teve de trabalhar para ajudar ao sustento da casa. Começaria a destacar-se como cantor, no dia em que lhe pediram para substituir o vocalista, que estava cansado.
Com o compositor Lakis Vlavianos, Roussos fundou a banda “We Five”, já como vocalista principal. Só se popularizou verdadeiramente, no entanto, a partir de 1968, com a banda de rock progressivo “Aphrodite's Child”, formada no Reino Unido, em que se associou a outros dois músicos gregos, respectivamente, Vangelis e Loukas Sideras, primeiramente como vocalista e depois também como guitarrista e tocador de baixo. Por falta de permissão para trabalhar na Inglaterra, o grupo mudou-se para Paris, em pleno de Maio de 1968. O primeiro álbum publicado foi “Rain and Tears”, que obteve enorme sucesso e vendeu um milhão de discos, apenas em França. Nos três anos seguintes, o desempenho do grupo foi excelente. Com a voz “estilo ópera” de Roussos, a banda passou a ter sucesso a nível internacional. Em 1979 decidiram porém acabar com o grupo.
Demis continuou, no entanto, a gravar com Vangelis. A obra de maior sucesso da dupla foi “Race to the End”. Participou, igualmente, na elaboração de bandas sonoras para filmes.
Uma editora discográfica deu ao cantor a possibilidade de gravar o seu primeiro compacto a solo, com a canção “We Shall Dance”. Logo a seguir, gravou o álbum “On the Greek Side of My Mind”, o qual - juntamente com o mencionado compacto - foram dois dos cinco discos mais vendidos em toda a Europa. Ganhou um disco de ouro com o seu LP “Demis”, que foi um grande sucesso nos Estados Unidos.
A partir de 1975 fez várias tournées mundiais, conseguindo encher o Estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, com capacidade para 150 000 espectadores, façanha só igualada por Frank Sinatra.
Recebeu ao longo da sua carreira mais de 100 discos de ouro, platina e diamante. Em 1978, decidiu afastar-se por algum tempo e mudou-se com a família para um lugar onde não era conhecido: Malibu Beach na Califórnia. Emagreceu 54 kg e viajou então pelo mundo. Deixou depois os EUA, alternando a sua residência entre a Inglaterra e a Grécia.
Em 14 de Junho de 1985, ocorreu um facto que Demis considerou muito importante para a sua vida: o avião da TWA, no qual viajava de Atenas para Roma, foi sequestrado. O facto de ter visto a morte de perto levou o cantor a reflectir sobre o valor da vida, decidindo reassumir a sua carreira de cantor, com gravações e shows ao vivo, como forma de contribuir para um futuro melhor para a humanidade. Gravou então mais vinte canções, tendo compilado o álbum “The Story of Demis Roussos”. Paralelamente, participou em vários eventos voltados para a solução de problemas humanos, como - por exemplo - o Fórum pela Paz e Desarmamento (1987). Preocupado com os problemas ambientais, participou também na Reunião de Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro.
Desde 2004, Demis Roussos vive uma vida tranquila à beira mar, algures na Grécia, gozando os louros de ser considerado um dos mais talentosos cantores do século XX.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...