domingo, 27 de junho de 2010

EFEMÉRIDEFabrizio Miccoli, futebolista italiano, nasceu em Nardò no dia 27 de Junho de 1979. É um avançado de baixa estatura, bom tecnicista e extremamente rápido.
Começou a carreira no Casarano (1996), jogando depois pelo Ternana (1998), onde esteve quatro épocas. A Juventus contratou Miccoli em 2002, emprestando-o ao Perugia, onde ele se notabilizou, o que lhe valeu em 2003 a estreia pela Selecção de Itália.
Vinculado à Juventus, ali regressou no Verão de 2003 mas, apesar das suas qualidades, a sua utilização por parte de Marcello Lippi e Fabio Capello, durante 3 anos, foi intermitente, com muitos altos e baixos.
Em 2005 assinou um contrato de empréstimo, válido por uma época, com o Sport Lisboa e Benfica, campeão português em título, na esperança de se fazer notar e conquistar assim um lugar na squadra azzurra para o Mundial de 2006 na Alemanha. Com a crise em redor da Juventus e ameaças de despromoção, o Benfica tentou a todo custo assegurar a contratação de Miccoli a título definitivo, tendo conseguido garantir apenas o empréstimo do avançado italiano até ao final da época de 2006/2007.
Bastante atacado por lesões, a sua primeira temporada no Benfica não correu da melhor maneira. Na temporada seguinte, apesar das lesões não estarem totalmente debeladas, fez uma excelente segunda parte do campeonato marcando 10 golos.
Ao serviço do Benfica, marcou golos importantes na Liga dos Campeões contra o o Lille e frente ao Liverpool, permitindo a passagem aos quartos de final da prova, onde viria a ser eliminado pelo Barcelona.
Na época 2007/2008 o Benfica tentou ainda novo empréstimo, mas a Juventus mostrou-se sempre renitente, exigindo negociar em definitivo o seu passe por troca com Luisão, mas o SLB - que pretendia segurar uma das suas jóias da coroa - não concordou com o negócio. Também o Porto mostrou interesse por ele, mas Miccoli sempre garantiu que, em Portugal, apenas jogaria pelo Benfica, após dois anos de grande empatia com os adeptos benfiquistas.
Após um longo período de indefinição, o passe do jogador acabou por ser vendido ao Unione Sportiva Città di Palermo, tendo também falado mais alto a vontade manifestada pelo “piccolo bombardiero” em voltar ao seu país.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...