domingo, 6 de junho de 2010

EFEMÉRIDE – Maria Eugénia Menéres de Melo e Castro, cantora e compositora portuguesa, nasceu na Covilhã em 6 de Junho de 1958.
Filha de E. M. de Melo e Castro e de Maria Alberta Menéres, notáveis escritores, estudou Artes Gráficas e, posteriormente, em Londres, frequentou a “London Film School”, estudando cinema e fotografia.
Entre 1977 e 1978 teve experiências como actriz de teatro, com o grupo “Anima” (que fundou e onde desenvolveu trabalhos de poesia experimental encenada) e n' “A Barraca”.
No cinema, participou em filmes de Joaquim Leitão e Djalma Limonge Batista. Foi autora e produtora musical de televisão, compositora e apresentadora.
A partir da década de 1980 começou a estabelecer parcerias autorais e vocais com alguns dos mais consagrados artistas brasileiros, como Tom Jobim, Chico Buarque, Simone, Caetano Veloso, Milton Nascimento, entre muitos outros.
O seu primeiro álbum, “Terra de Mel” (1982) beneficiou da colaboração de músicos portugueses e brasileiros. Estas associações foram muito correntes nos álbuns seguintes. A sua música faz parte da “Música Popular Brasileira” (MPB).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...