quarta-feira, 23 de junho de 2010

EFEMÉRIDE Ted Lapidus, de seu verdadeiro nome Edmond Lapidus, famoso costureiro francês que democratizou a moda francesa com as suas colecções de “pronto-a-vestir”, nasceu em Paris no dia 23 de Junho de 1929. Faleceu em Mougins, devido a insuficiência respiratória, em 29 de Dezembro de 2008. Nos anos 1970, teve como promotores da sua moda os actores Brigitte Bardot e Alain Delon.
Filho de um alfaiate russo emigrante, fez os estudos secundários em Marselha e em Annecy, inscrevendo-se depois na Faculdade de Medicina de Paris.
Em 1950 mudou de orientação profissional e tornou-se alfaiate no “Club de Paris”, sob o signo da elegância francesa, criando no ano seguinte a sua própria casa de costura.
Em 1963 entrou para a Câmara Sindical de Alta-costura. Em 1970 lançou os perfumes Ted Lapidus, em colaboração com a L'Oréal. No mesmo ano adoptou uma política intensiva de licenças e lançou uma colecção de pronto-a-vestir (“Tex”) acessível a um grande número de clientes. Foi um dos primeiros costureiros a ter imposto a sua moda às pessoas mais comuns, com a saariana, o estilo uniforme e o espírito unisexo.
Em 1982, aos 53 anos, passou o testemunho ao seu filho Olivier. A actividade da casa Lapidus continuou com o lançamento de vários perfumes, criando “Pour Homme” em 1987 e “Fantasmes” em 1992.
Lapidus padecia de leucemia há muito tempo, tendo falecido perto de Cannes aos 79 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...