quinta-feira, 8 de julho de 2010

EFEMÉRIDE Jean de La Fontaine, escritor francês, nasceu em Château-Thierry no dia 8 de Julho de 1621. Faleceu em Paris, em 13 de Abril de 1695.
Estudou Teologia e Direito. A sua paixão porém foi sempre a literatura, vindo a escrever fábulas, contos, romances, poemas, peças de teatro e libretos de ópera.
Em 1652, La Fontaine assumiu o cargo de Inspector de Águas e Florestas mas, em 1658, colocou-se ao serviço do Superintendente de Finanças Nicolas Fouquet, mecenas de vários artistas, a quem dedicou uma colectânea de poemas.
Escreveu o romance “Os Amores de Psique e Cupido” e ter-se-ia tornado próximo dos escritores Molière e Racine. Com a queda de Fouquet, passou a ser protegido pelas Duquesas de Bouillon e de Orleães.
Em 1668 foram publicadas as suas primeiras fábulas, num volume intitulado “Fábulas Escolhidas”. O livro tinha 124 fábulas e estava dividido em seis partes. La Fontaine dedicou este livro ao filho do rei Luís XIV. As fábulas continham histórias de animais com características humanas, magistralmente contadas e contendo um fundo moral. Escritas em linguagem simples e atraente, elas conquistaram imediatamente muitos leitores e são consideradas das maiores obras-primas da literatura francesa.
Em 1684 La Fontaine tornou-se membro da Academia. Várias outras edições das “Fábulas” foram publicadas em vida do autor. A cada nova edição, novas narrativas foram acrescentadas. Em 1692, o escritor, já doente, converteu-se ao catolicismo. Morreria três anos depois.
Está sepultado no cemitério Père-Lachaise, em Paris, ao lado do dramaturgo Molière.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...