quinta-feira, 15 de julho de 2010

EFEMÉRIDEKunikida Doppo, de seu verdadeiro nome Kunikida Tetsuo, romancista japonês e poeta romântico na Era Meiji, nasceu em Chōshi no dia 15 de Julho de 1871. Morreu em Tóquio, em 23 de Junho de 1908. Foi um dos iniciadores do Naturalismo no Japão.
Educado pela mãe e pelo padrasto, que se mudaram para Tóquio em 1874 e, mais tarde, para a prefeitura de Yamaguchi, apaixonou-se pela natureza, graças à região rural de Choshu, onde cresceu e que influenciou profundamente o naturalismo das suas obras.
Abandonou os estudos em 1888 para ajudar à subsistência da família, tendo partido um ano mais tarde rumo à capital japonesa para retomar os estudos.
Estudou na faculdade inglesa da “Tokyo Semmon Gakko" (actualmente Universidade Waseda). Sentindo-se atraído pelas democracias ocidentais, a atitude política rebelde para com a administração da faculdade levaria à sua expulsão em 1891. Converteu-se ao cristianismo aos 21 anos
Fundou em 1892 a revista literária “Seinen bungaku” e iniciou no ano seguinte o seu diário íntimo “Azamukazaru no ki” (Um Testemunho honesto). Foi professor de inglês, matemática e história.
Entrou em 1894 para o jornal “Kokumin Shimbun”, como correspondente de guerra. Em 1895 instalou-se de novo em Tóquio, editando a revista “Kokumin no Tomo” (O Amigo da nação). Continuou a publicar poesias e novelas.
Depois da guerra russo-japonesa de 1905, abriu uma Editora que entraria em falência dois anos depois. Adoeceu com tuberculose em 1907, vindo a morrer no ano seguinte com 37 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...