terça-feira, 24 de agosto de 2010

EFEMÉRIDEJosé Bosingwa da Silva, futebolista português actualmente a jogar no Chelsea, nasceu em Mbandaka (R.D. do Congo) no dia 24 de Agosto de 1982.
Ainda com tenra idade, mudou-se para Seia, no distrito da Guarda. Começou a jogar futebol no Fornos de Algodres. Como juvenil, rumou ao Boavista, onde ficaria até Dezembro de 2000, sendo depois emprestado ao Freamunde.
Jaime Pacheco, treinador do Boavista naquela época, satisfeito com a evolução de Bosingwa, ordenou o seu regresso, multiplicando-se em experiências posicionais com o jogador.
Bosingwa, com a camisola das quinas, chegou a ser utilizado como falso líbero ou como lateral direito. Procurou fixar-se como médio defensivo, mas passou grande parte do seu tempo no Boavista como extremo. Duas épocas depois, no arranque da temporada 2003/2004, José Mourinho acenou-lhe com um convite do FC Porto.
Bosingwa, em poucos jogos, afirmou-se como alternativa válida e despertou a cobiça do seu país de nascença. Em Abril de 2004, a Selecção Nacional do Congo procurou cativar o jogador, nessa altura internacional sub-21 por Portugal. Ele recusou, optando pelas cores lusas e garantindo a sua presença nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.
A época 2004-2005 foi infeliz para Bosingwa. Na madrugada de uma segunda-feira, um jipe BMW por si conduzido despistou-se em plena estrada, na zona de Valongo, e a um dos ocupantes da viatura teve mesmo de ser amputado um pé. Bosingwa terminaria assim da pior forma a temporada, mas tudo seria diferente na época seguinte, individual e colectivamente. Convertido a lateral, a título praticamente definitivo, reforçou a sua influência e conseguiu, inclusive, assumir-se como indiscutível na defesa a três.
O FC Porto possibilitou-lhe a conquista de vários títulos: três Ligas Portuguesas (2004, 2006 e 2007), uma Taça de Portugal (2006), uma Liga dos Campeões (2004), uma Taça Intercontinental (2004) e duas Super Taças de Portugal (2004 e 2006).
Em Maio de 2008 Bosingwa mudou-se para o Chelsea por 20,5 milhões de euros, ganhando a Taça e a Super Taça de Inglaterra em 2009.
Já jogou 23 vezes na Selecção Portuguesa. Em Outubro de 2009 lesionou-se gravemente no joelho esquerdo e esteve ausente dos relvados até Fevereiro de 2010. Em Março o Chelsea anunciou, no seu site oficial, que Bosingwa deveria ser novamente operado ao mesmo joelho. Falhou assim o fim da temporada no Chelsea e igualmente os Mundiais de 2010 por Portugal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...