terça-feira, 31 de agosto de 2010

EFEMÉRIDERichard Tiffany Gere, actor e produtor norte-americano, nasceu em Filadélfia no dia 31 de Agosto de 1949.
Estudou Filosofia e Arte Dramática na Universidade de Massachusetts e apresentou-se em bandas de rock, antes de dar início a uma carreira teatral na Broadway. Esteve dois anos em Londres.
De volta a Nova Iorque, fez papéis dramáticos e estreou-se no cinema com “Report to the Commissioner” (1975). Nos seus três primeiros filmes de grande destaque - “Cinzas no Paraíso” (1978), “Gigolô Americano” (1980) e “A Força do Destino” (1982) - interpretou personagens inicialmente destinados a John Travolta que os tinha recusado.
Durante os anos 1980 não foi muito feliz na escolha dos filmes em que entrou. Foi apenas com “Justiça Cega” e “Uma Linda Mulher”, ambos de 1990, que recuperou o seu prestígio.
Trabalhou depois com o realizador japonês Akira Kurosawa (“Rapsódia em Agosto”, 1991) e contracenou com estrelas como Kim Basinger, Uma Thurman, Jodie Foster e Sharon Stone.
Converteu-se ao budismo tibetano, tornando-se também vegetariano e tem estado envolvido em causas ligadas à paz, aos direitos do homem e aos direitos dos animais em todo o mundo.
Em 1999, aos 50 anos, Richard Gere foi eleito “Homem vivo mais sexy” pela revista “People”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...