sexta-feira, 20 de agosto de 2010

EFEMÉRIDE Salvatore Quasimodo, poeta italiano, nasceu em Módica, na Sicília, em 20 de Agosto de 1901. Faleceu em Nápoles no dia 14 de Junho de 1968.
A família transferiu-se em 1908 para Messina, no dia seguinte a um grande terramoto que lhe causou uma permanente impressão. Concluiu os estudos secundários em Messina e, já na década de 1920, foi para Roma estudar grego e latim, dedicando-se aos clássicos que mais tarde viriam a ser a sua maior inspiração.
Em 1926 fixou-se em Reggio Calabria, por razões profissionais. A partir de 1931 foi funcionário do departamento de obras de vários municípios italianos. Chegado a Milão em 1934, viu-se num ambiente cultural extremamente rico, estabelecendo relações de amizade com vários pintores e escritores. Dois anos mais tarde, abandonou a sua profissão para se dedicar integralmente à literatura e à poesia.
Foi tradutor de obras clássicas e contemporâneas, desde Shakespeare a Neruda, passando por vários líricos gregos.
O seu poema “Tu chiami una vita” foi musicado para servir de banda sonora ao filme “Washington Square” de Agnieszka Holland.
Quasimodo é, juntamente com Giuseppe Ungaretti e Eugenio Montale, um dos três maiores poetas italianos do século XX e uma das grandes figuras do hermetismo contemporâneo, hermetismo natural que emergiu dos grandes mitos ancestrais da sua Sicília natal. Recebeu o Prémio Nobel de Literatura em 1959.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...