sexta-feira, 3 de setembro de 2010

EFEMÉRIDEIrene Pappas, de seu verdadeiro nome Iríni Lelékou, actriz e cantora grega, nasceu em Chiliomódi no dia 3 de Setembro de 1926.
Já actuou em mais de setenta filmes, numa carreira superior a cinquenta anos. Os seus mais célebres trabalhos foram as películas “Zorba, o Grego”, “Os canhões de Navarone”, “Z” e “Elektra”. Em Portugal trabalhou pontualmente com o realizador Manoel de Oliveira.
Como cantora, a sua voz foi utilizada em álbuns de Vangelis (“Odes” em 1979 e “Rapsódias” em 1986). Interpretou igualmente Mikis Théodorakis em “Canções de Théodorakis” (1968).
Juntamente com Melina Mercouri, são as duas grandes figuras do cinema grego.
Descoberta por Elia Kazan e admirada por Fellini, foi amiga íntima de Katharine Hepburn. Personalidade forte, ficaram célebres algumas das suas frases, tais como: «Nunca ganhei um Oscar… e os Oscares nunca me ganharam a mim», ou «Melina Mercouri era uma estrela, eu sou apenas uma idealista lutadora».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...