segunda-feira, 13 de setembro de 2010

EFEMÉRIDEItalo Svevo, de seu verdadeiro nome Hector Schmitz Aron, escritor italiano, morreu em Motta di Livenza no dia 13 de Setembro de 1928, vítima de um acidente rodoviário. Nascera em Trieste, em 19 de Dezembro de 1861.
Tendo por origem uma família judaica (pai judeu alemão e mãe italiana), era também conhecido como Ettore Schmitz. Foi, no entanto com o seu pseudónimo que se tornou mundialmente conhecido, sobretudo com “A consciência de Zeno”. É considerado o pai do romance psicanalítico.
Com doze anos, foi enviado para um internato em Segnitz, perto de Wurtzbourg, na Baviera. O pai achava que era necessário conhecer bem a língua alemã para se tornar negociante. Trieste estava então situada no Império Austro-Húngaro e assim ficou até ao fim da Primeira Guerra Mundial. Assimilou rapidamente o alemão e descobriu grandes pensadores alemães, como Arthur Schopenhauer. Em 1878 abandonou os estudos e voltou a Trieste para trabalhar num banco.
Em 1892 publicou “Una vita” e, em 1898, “Senilità”. Devido ao fracasso crítico e comercial, renunciou a literatura durante cerca de vinte anos.
Durante este período, encontrou James Joyce, que viria a ser seu professor de inglês na Escola Berlitz de Trieste. Deu-lhe a ler “Senilità”, que Joyce apreciou ao ponto de o incitar a retomar a escrita e a começar a elaboração de um novo romance. Descobriu igualmente, em 1910, o psicanalista Sigmund Freud do qual traduziu “A Ciência dos Sonhos”.
Em 1923 conheceu a celebridade com a obra já referida (“A consciência de Zeno”), um romance que comporta numerosas referências autobiográficas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...