sexta-feira, 24 de setembro de 2010

EFEMÉRIDETupac Amaru, último líder do povo inca na época da conquista espanhola, morreu em 24 de Setembro de 1572. Nasceu em data desconhecida.
Filho de Manco Inca, foi feito sacerdote e guardião do corpo de seu pai. Depois de Titu Kusi Yupanqui, seu meio irmão, morrer em 1570, Tupac Amaru assumiu o título de “Supa inca”, na época em que o Império Inca já havia perdido a capital Cuzco e resumia-se apenas à região de Vilcabamba, a dezenas de quilómetros ao norte.
Se bem que novo e inexperiente, mas com um espírito rebelde, Tupac Amaru foi um inimigo implacável dos “conquistadores”. Os espanhóis decidiram capturá-lo, enviando um exército de 300 soldados, comandados por Martin Hurtado de Arbieto e Martin Garcia Oñaz de Loyola. Durante o ataque a Vilcabamba, Tupac Amaru conseguiu fugir em direcção da floresta mas foi capturado, julgado e depois mandado executar em Cuzco, tendo o seu corpo sido cortado aos bocados. Os seus membros foram enviados para quatro cidades diferentes do Peru e o resto do corpo foi queimado. Um dos seus restos mortais está hoje na Igreja Santo Domingo de Lima.
A sua mulher, filhos e partidários foram também mortos, seguindo-se a exterminação da sua posteridade até ao 4º grau.
O seu nome (que significa “serpente brilhante” em quechua) e a sua história inspiraram o movimento revolucionário “Tupamaro”.


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...