terça-feira, 26 de outubro de 2010

EFEMÉRIDEDarcy Ribeiro, antropólogo, escritor e político brasileiro, conhecido pelo seu labor em prol dos índios e da educação no seu país, nasceu em Montes Claros no dia 26 de Outubro de 1922. Faleceu em Brasília, em 17 de Fevereiro de 1997.
Fez os estudos primários e secundários respectivamente no Grupo Escolar Gonçalves Chaves e no Ginásio Episcopal de Montes Claros.
Notabilizou-se fundamentalmente pelos trabalhos desenvolvidos nas áreas de educação, sociologia e antropologia, tendo sido (juntamente com Anísio Teixeira) um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília, no início dos anos 1960. Ficou também na história desta instituição como o seu primeiro reitor. Foi igualmente o idealizador da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Publicou vários livros, muitos deles sobre os povos indígenas.
Durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro (1983-1987), criou, planeou e dirigiu a implantação dos Centros Integrados de Ensino Público, um projecto pedagógico, visionário e revolucionário no Brasil, de assistência em tempo integral a crianças, incluindo actividades recreativas e culturais para além do ensino formal.
Darcy Ribeiro foi também Ministro Chefe da Casa Civil do Presidente João Goulart, Vice-governador do Rio de Janeiro de 1983 a 1987 e exerceu o mandato de senador pelo Rio de Janeiro, de 1991 até à sua morte, anunciada por um lento processo canceroso, que comoveu todo o Brasil. Ele, que fora sempre um ardoroso e polémico defensor das suas ideias, teve durante a longa agonia o reconhecimento e admiração mesmo dos adversários.
Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1992. Deixou publicadas muitas obras, que foram editadas em várias línguas: sobre Antropologia e Etnologia, alguns Romances e Ensaios e diversos livros sobre Educação.
Em São Paulo, existe uma rua chamada Senador Darcy Ribeiro; os campus principais das UniversidadesEstadual de Montes Claros” e de Brasília têm o seu nome; a Universidade Estadual do Norte Fluminense chama-se oficialmente Universidade Darcy Ribeiro. Estas são, entre outras, algumas das homenagens que o seu país lhe prestou.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...