sábado, 23 de outubro de 2010

EFEMÉRIDEJohn Michael Crichton, escritor de ficção científica, cenarista e produtor de filmes e de televisão norte-americano, nasceu em Chicago no dia 23 de Outubro de 1942. Faleceu em Los Angeles, em 4 de Novembro de 2008, vítima de cancro.
Os seus trabalhos mais conhecidos são romances de ficção científica, dentre os quais se salienta “Parque dos Dinossauros”, que foi adaptado para o cinema por Steven Spielberg, com o título “Jurassic Park”, e a série de televisão “Urgências”.
Michael Crichton também dirigiu e/ou produziu vários filmes e programas de televisão.
O seu género literário pode ser chamado “techno-thriller de suspense”, que é a simbiose da acção com detalhes técnicos. Muitas dos livros de Crichton têm termos médicos ou científicos, que reflectem os seus conhecimentos na matéria (Crichton era licenciado em medicina pela Harvard Medical School). Foi, aliás, para financiar os seus estudos na Faculdade que ele começou a escrever os primeiros romances, assinando com os pseudónimos “John Lange” e “Jeffery Hudson”.
Pertencia ao movimento dos cépticos sobre o aquecimento climático e, em particular, sobre a sua origem humana.
Era membro do Conselho de Administração da “Gorilla Foundation”, fundação para a protecção dos gorilas.
Em 2009, foi ainda publicado postumamente “Pirata Latitudes”, um romance de aventuras situado na Jamaica do século XVII, que foi descoberto por um familiar no seu computador. Existe também um manuscrito não acabado, cuja publicação estava prevista para este ano, desde que fosse encontrado um escritor para o completar.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...