sexta-feira, 15 de outubro de 2010

EFEMÉRIDEMata Hari, de seu verdadeiro nome Margaretha Geertruida Zelle, dançarina exótica dos Países Baixos, acusada de espionagem e condenada a fuzilamento durante a Primeira Guerra Mundial, morreu em Vincennes no dia 15 de Outubro de 1917. Nascera em Leeuwarden, em 7 de Agosto de 1876.
Mata Hari era filha de um empresário e de uma descendente de javaneses. No início do século XX, depois de uma tentativa fracassada de se tornar professora, de um casamento igualmente fracassado e de ter dois filhos, mudou-se para Paris. Posava como se fosse uma princesa javanesa e tornou-se dançarina exótica. O seu nome artístico “Mata Hari” quer dizer “sol” em malaio e em língua indonésia. Ela foi igualmente uma cortesã que teve casos amorosos com vários militares e políticos.
Durante a guerra, Mata Hari dormiu com inúmeros oficiais, tanto franceses como alemães, e tornou-se um peão da intriga internacional, apesar dos historiadores nunca terem esclarecido com exactidão se ela foi realmente uma espia e, em caso afirmativo, quais eram exactamente as suas actividades como tal. Em 1917 foi julgada pelos franceses, acusada de espionagem e de ser uma agente dupla da Alemanha e da França. Considerada culpada, foi fuzilada em 15 de Outubro do mesmo ano.
Existem vários rumores em torno da sua execução. Um dos mais fantasiosos diz que os soldados do pelotão de fuzilamento tiveram de ser vendados para não sucumbir ao seu charme. Outra história conta que Mata Hari lançou um beijo aos seus executores antes deles começarem a disparar. Uma terceira versão diz que ela abriu a túnica que vestia e morreu expondo-se completamente nua.
Nenhum familiar reclamou o seu corpo, que foi entregue à Faculdade de Medicina, onde foi dissecado pelos estudantes e depois incinerado. As cinzas foram deitadas numa vala comum, nada restando dos seus restos mortais.
O filme de 1931 “Mata Hari”, em que Greta Garbo interpretou o papel principal, descreve os seus últimos dias de vida. Existe uma outra versão deste filme, rodada em 1885, com a actriz holandesa Sylvia Kristel.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...