sábado, 6 de novembro de 2010

EFEMÉRIDEAdolphe Sax, de seu verdadeiro nome Antoine Joseph Sax, construtor belga de instrumentos musicais, mais conhecido por ter inventado o saxofone, nasceu em Dinant no dia 6 de Novembro de 1814. Morreu em Paris, em 7 de Fevereiro de 1894.
O pai, que também era construtor de instrumentos, iniciou-o muito cedo nesta arte. Quando deixou a escola, Sax começou as experiências para descobrir novos instrumentos. Com quinze anos apenas, apresentou-se num concurso com duas flautas e um clarinete por si inventados. Estudou seguidamente estes dois instrumentos na Escola Real de Canto em Bruxelas.
A sua primeira invenção importante foi um melhoramento do clarinete baixo, que patenteou com 20 anos de idade. Adolphe, ao contrário do pai que produzia instrumentos musicais convencionais para subsistir, privilegiou sempre a experimentação de novos tipos de instrumentos. Em 1835 propôs um clarinete com 24 chaves.
Em 1842 mudou-se para Paris, onde continuou a trabalhar na invenção e construção de instrumentos musicais.
A sua invenção mais famosa foi o saxofone, destinado então a utilização por bandas militares. O instrumento tem o corpo metálico, com uma palheta de madeira, semelhante ao clarinete. O compositor Berlioz aprovou o novo instrumento em 1842, mas Sax só o patenteou em 1846, depois de desenhar e construir toda a família dos saxofones (desde o soprano ao barítono).
A partir de 1857, graças à sua reputação, foi nomeado professor do Conservatório de Paris.
A tuba wagneriana foi por si inventada em 1876 a pedido de Richard Wagner, que queria um instrumento capaz de tocar o tema “Walhalla” da ópera “O Anel do Nibelungo”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...