sexta-feira, 19 de novembro de 2010

EFEMÉRIDECalvin Richard Klein, estilista norte-americano de origem judaico - húngara, nasceu em Nova Iorque no dia 19 de Novembro de 1942. Calvin Klein é uma das grifes mais famosas do mundo.
A loja matriz situa-se em Nova Iorque. Calvin fez parte da primeira vaga de estilistas que desenharam a moda dos Estados Unidos no século XX. Formou-se no Fashion Institute of Technology em 1962.
Durante os cinco anos seguintes, trabalhou para diversos armazéns especializados em roupas masculinas.
Klein vendia as roupas em pequenas quantidades para grandes lojas e foi numa delas, a “Bonwit Teller”, que recebeu a sua primeira grande encomenda: um alto executivo da casa gostou do que viu e fechou um negócio de 50 mil dólares. A partir daí, foi-se aperfeiçoando na arte de confeccionar roupas masculinas, especialmente paletós, casacos e blazers, fazendo também roupas femininas. Em 1968 abriu a sua própria empresa.
As suas linhas clássicas e suaves começaram então a aparecer em colecções sportswear. Cada novo lançamento transformava-se num sucesso. Com a sobriedade como sua imagem de marca, foi caminhando para uma criação cada vez mais sofisticada, sempre respeitando os conceitos de harmonia nas proporções. Com os jeans, Calvin Klein tornou-se um verdadeiro mito - ter uns “Calvin” passou a ser um sonho mundial de consumo.
Os seus negócios milionários incluíam, além de roupas masculinas e femininas de grande classe e actualidade, muito copiadas em todo o mundo, uma vasta linha de acessórios, na qual se destacavam óculos, relógios e perfumes (Eternity, Obsession, Escape e CK One). Deste último foram vendidos 15 milhões de frascos só em 1996.
Calvin Klein define-se como um estilista moderno. Diz ele que «Ser moderno é ter escolha, porque os homens e as mulheres têm necessidade de opções. É preciso criar alternativas e oportunidades para isso».
Em 1992, a sua empresa esteve ameaçada de bancarrota, o que não impediu que ele fosse nomeado o Melhor Designer Americano no ano seguinte.
Em 2002 vendeu a sua empresa ao grupo têxtil Philips-Van Heusen Corporation, que continua a criar modelos que respeitam a matriz do grande costureiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...