quinta-feira, 4 de novembro de 2010

EFEMÉRIDE – Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy, compositor, pianista e maestro alemão, morreu em Leipzig no dia 4 de Novembro de 1847. Nascera em Hamburgo, em 3 de Fevereiro de 1809.
Uma das suas obras mais conhecida é a suite “Sonho de uma Noite de Verão”, que inclui a famosa marcha nupcial.
Mendelssohn, que era membro de uma família judia notável, mais tarde convertida ao protestantismo, cresceu num ambiente de intensa efervescência intelectual. As maiores mentes da Alemanha eram visitas frequentes da casa familiar em Berlim.
Os pais tentaram dar aos filhos a melhor educação possível. Mendelssohn era considerado uma criança prodígio. Começou a ter lições de piano com a mãe aos seis anos de idade. A partir de 1817 estudou composição em Berlim. Com doze anos, por ocasião do aniversário do pai, compôs a sua primeira ópera “Os dois preceptores”, onde ironizava sobre a educação rigorosa que recebia.
Com dezasseis anos já tinha composto as suas doze sinfonias para orquestra de cordas e cinco concertos para violino ou piano. Tocava juntamente com a sua irmã Fanny, igualmente uma virtuosa do piano, de quem ficaria muito próximo durante toda a vida.
Inscreveu-se na Universidade de Berlim em 1827. Seguiu cursos de “História e Filosofia da Arte” (com Hegel), “Direito e História Contemporânea”, “Geografia”, “História” e “Zoologia”, terminando os seus estudos na Primavera de 1829. Partiu em seguida para uma viagem pela Inglaterra e Escócia. No ano seguinte fixou-se durante algum tempo em Itália, onde encontrou Berlioz. Estas viagens inspiraram-no para várias partições: “Sinfonia Escocesa”, “Sinfonia Italiana”, etc..
Nos anos 1840 foi chamado a Berlim pelo rei da Prússia, que o encarregou de reorganizar a vida musical na cidade. Tornou-se o compositor mais célebre da sua época, nomeadamente em Inglaterra. Em Leipzig foi amigo do compositor Robert Schumann, que via nele o «Mozart do século XIX».
Em 28 de Outubro de 1847, tempos depois do falecimento da irmã, foi acometido de dores de cabeça muito violentas, morrendo dias mais tarde com apenas 38 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...