segunda-feira, 8 de novembro de 2010

EFEMÉRIDEJohn Milton, escritor e político inglês, morreu em 8 de Novembro de 1674. Nascera em Londres, no dia 9 de Dezembro de 1608. Foi um dos principais representantes do classicismo do seu país e autor do célebre livro “Paraíso Perdido”, um dos mais importantes poemas épicos da literatura universal,
Apoiou Cromwell durante o período republicano inglês, sendo preso em 1660 durante alguns meses e acabando por ficar cego. Foi na prisão que ditou o “Paraíso Perdido”, a sua obra-prima, que foi publicado em 1667. Quatro anos mais tarde, lançou o livro “Paraíso Recuperado”, o seguimento do primeiro poema.
Foi educado na St Paul's School em Londres. Estava predestinado para uma carreira eclesiástica, mas a sua independência de espírito levaram-no a desistir. Matriculou-se no Christ's College, Cambridge, em 1625, onde estudou durante sete anos, antes de se tornar Mestre em Artes (com louvor) em Julho de 1632.
Ao terminar os seus estudos, Milton foi considerado um dos mais bem preparados e educados poetas ingleses de sempre. Num poema em latim, provavelmente composto na década de 1630, Milton agradeceu ao pai todo o apoio que tinha recebido durante o seu período escolar.
Milton realizou uma viagem por França e pela Itália, tendo tido oportunidade de conhecer o astrónomo italiano Galileu Galilei.
Em Junho de 1642, com 33 anos, casou-se com Mary Powell, de 16 anos de idade. Um mês depois, ela visitou os seus pais e não voltou. Nos três anos seguintes, Milton publicou uma série de panfletos defendendo a legalidade e moralidade do divórcio. Em 1645, Mary regressou finalmente, falecendo todavia em 1652. Milton casar-se-ia mais duas vezes.
A carreira de Milton teve um impacto sobre o mundo moderno também noutros domínios, como - por exemplo - o ter forjado novas palavras, utilizando vários neologismos que ficaram na língua inglesa, e o facto dos seus escritos terem sido consultados durante a elaboração da Constituição dos Estados Unidos da América.
John Milton foi também dos primeiros partidários da liberdade de imprensa no reino britânico (século XVII) e um precursor do liberalismo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...