quinta-feira, 25 de novembro de 2010

EFEMÉRIDE Karl Friedrich Michael Benz, engenheiro, inventor e pioneiro de automóveis alemão, nasceu em Karlsruhe no dia 25 de Novembro de 1844. Morreu em Ladenburg, em 4 de Abril de 1929.
Estudou Engenharia Mecânica na Universidade de Karlsruhe. Em 1871 criou a sua primeira sociedade, dedicada a materiais de construção. Dois anos mais tarde, fundou a Benz & Co. que se tornaria “Mercedes-Benz” em 1926, depois da fusão com a Daimler Motoren Gesellschaft. Começou por construir motores industriais.
É o inventor, juntamente com Gottlieb Daimler, do automóvel movido a gasolina, como o conhecemos hoje. Em Janeiro de 1886, registou a patente e, em Julho, apresentou o primeiro automóvel, ainda com três rodas.
Em Agosto de 1894, a esposa de Karl partiu com o protótipo do “Benz Patent Motorwagen”, para percorrer o primeiro trajecto com um automóvel numa longa distância. Fez 104 quilómetros a uma velocidade de 15 km/hora, o que era notável para a época. Esta proeza levou Karl Benz a fazer vários aperfeiçoamentos, acrescentando-lhe nomeadamente uma velocidade suplementar para rolar com maior comodidade nas subidas.
Seguiu-se a primeira viatura Benz com quatro rodas, a Benz Victoria, seguida no ano seguinte da Benz Velo, que serviria de modelo para os primeiros camiões e autocarros.
Em 1896 apareceu a primeira Benz Kontra-Motor, com um motor de dois cilindros horizontais opostos. O primeiro camião Benz foi fabricado no mesmo ano. Em 1898 os pneus em borracha foram adoptados ao Benz Confortable.
Em 1899 a produção era de 572 viaturas e Benz tornou-se num dos mais importantes fabricantes de automóveis de então. No ano seguinte, aquele número subiu para 603 unidades.
A primeira viatura de corrida Benz surgiu em 1899 e teve igualmente enorme sucesso. Em 1914, a Universidade de Karlsruhe, onde ele tinha estudado, outorgou-lhe o título de doutor honoris causa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...