sábado, 20 de novembro de 2010

EFEMÉRIDENaide Gomes, de seu verdadeiro nome Enezenaide do Rosário da Vera Cruz Gomes, atleta portuguesa que representa o Sporting Clube de Portugal desde 1998, nasceu em São Tomé no dia 20 de Novembro de 1979.
É especialista no salto em comprimento, embora os seus primeiros resultados de nível internacional tivessem ocorrido nas provas combinadas, nomeadamente no pentatlo, uma prova do atletismo disputada em pista coberta.
Representou São Tomé e Príncipe, país onde nasceu, na prova de 100 metros barreiras dos Jogos Olímpicos de Sydney (2000).
Depois de um processo de naturalização concluído em 2001, representou Portugal pela primeira vez no Campeonato da Europa de Pista Coberta em Viena (2002), surpreendendo tudo e todos ao lutar pelo título até ao final dos 800 metros, tendo sido ultrapassada apenas pela russa Prokhorova e obtendo desta forma a Medalha de Prata e o título de Vice-campeã da Europa do Pentatlo, batendo igualmente o recorde nacional que já era seu, ao atingir a marca de 4595 pontos.
Em 2003 participou no Campeonato do Mundo de Atletismo de Pista Coberta em Birmingham, onde alcançou o 5º lugar. Uma arreliadora lesão impediu-a de representar Portugal no Campeonato do Mundo de Atletismo ao Ar Livre, que decorreu em Paris.
Em 2004, ano dos Jogos Olímpicos de Atenas, Naide Gomes sagrou-se Campeã Mundial do Pentatlo em Pista Coberta (Budapeste), batendo o recorde nacional e a melhor marca mundial do ano, com 4759 pontos.
Em Atenas as expectativas eram altas, embora a atleta reconhecesse que não era tão forte no heptatlo como no pentatlo. No final do primeiro dia do heptatlo, seguia na segunda posição. No entanto, o segundo dia não foi tão bom como o primeiro e a melhor atleta portuguesa de sempre em provas combinadas terminou a prova no sexto lugar.
Em 2005 optou pelo salto em comprimento, no Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta que decorreu em Madrid, e a aposta foi ganha. Conquistou a Medalha de Ouro e o título de Campeã da Europa. Naide bateu nesta prova o recorde nacional do salto em comprimento com a marca de 6,70 m.
Depois deste bom resultado, seguiu-se o Campeonato do Mundo de Atletismo ao Ar Livre que, em 2005, se realizou em Helsínquia. A aposta no salto em comprimento tornou-se óbvia. Não conseguiu porém qualificar-se para a final.
O ano de 2006 continuaria a ser marcado pela aposta no salto em comprimento e, no Campeonato do Mundo de Atletismo de Pista Coberta (Moscovo), conseguiu a Medalha de Bronze com um último salto de 6,76 m, marca que constituiu novo recorde nacional.
No Campeonato da Europa de Atletismo ao Ar Livre de Gotemburgo (2006), ficou em 2º lugar no salto em comprimento (Medalha de Prata) com 6,84 m, marca que só não constituiu recorde nacional porque foi obtida com vento anti-regulamentar (+2.0 m/s).
Em 2007 conquistou o título de Campeã da Europa de Atletismo de Pista Coberta do salto em comprimento, em Birmingham, com a marca de 6,89 m (novo recorde nacional).
Num meeting de Madrid foi segunda classificada e tornou a bater o recorde nacional de salto em comprimento, ultrapassando a mítica barreira dos 7 m, ao alcançar 7,01 m.
No Campeonato do Mundo de Atletismo ao Ar Livre de 2007, que teve lugar em Osaka, depois de se ter qualificado para a final do salto em comprimento no primeiro salto, com a melhor marca (6,96 m) entre todas as concorrentes, ex-aequo com a russa Lyudmila Kolchanova, obteve a 4ª posição com os 6,87 m obtidos na primeira tentativa.
Conquistou o título de Campeã do Mundo de Atletismo de Pista Coberta no salto em comprimento, em Valência, com a marca de 7,00 m, novo recorde nacional indoor. Meses mais tarde, num meeting em Estocolmo, ao ar livre, Naide melhorou o seu recorde nacional para 7,04 m, que lhe garantiu a vitória na prova.
Durante o meeting Herculius, no Mónaco, saltou 7,12 metros, novo recorde nacional, recorde ibérico e melhor marca mundial de 2008.
Nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), apesar de favorita para a medalha de ouro e em excelente forma física, fez dois saltos nulos consecutivos e saltou apenas 6,29 m num terceiro, falhando assim inesperadamente a qualificação para a final.
Em Março de 2010 conquistou a Medalha de Prata no salto em comprimento, nos Mundiais de Atletismo em Pista Coberta de Doha, no Qatar, com um salto de 6,67 metros. Em Julho qualificou-se para a final do salto em comprimento em Barcelona (Europeus de Atletismo), sagrando-se Vice-campeã da Europa com 6,92m.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...