quarta-feira, 10 de novembro de 2010

EFEMÉRIDE Robert Enke, futebolista alemão, ex guarda-redes do Benfica, morreu em Neustadt am Rübenberge no dia 10 de Novembro de 2009. Nascera em Jena, em 24 de Agosto de 1977.
Enke iniciou a sua carreira no Carl Zeiss Jena, jogando depois no Borussia Mönchengladbach, S. L. e Benfica, F. C. Barcelona, Fenerbahçe SK, C.D. Tenerife e Hannover 96, equipa onde foi capitão até à data da sua morte.
Jogou 15 jogos pela Selecção Alemã de Sub-21 (1997/99) e 8 partidas pela Selecção Principal do seu país (2007/2009). Participou também na Taça das Confederações de 1999 e no Euro 2008.
Robert Enke suicidou-se, aos 32 anos, num cruzamento ferroviário em Eilvese, a 30 km de Hanôver. O seu corpo foi encontrado junto a uma passagem de nível. O comboio que o matou rodava a uma velocidade de 160 km/h e o automóvel de Enke estava estacionado a alguns metros dos carris, destrancado e com a sua carteira lá dentro.
Um amigo e a esposa de Enke afirmaram que ele sofria de uma depressão desde 2004, agravada após a morte da sua filha Lara, em 2006, e que estava a ser tratado por um psiquiatra. No dia do suicídio, segundo o médico, Enke não compareceu na consulta alegando que já se sentia bem. Não participou também no treino e teria estado algumas horas na proximidade de uma pequena gare nos arredores de Hanôver.
Muitos adeptos alemães reuniram-se imediatamente junto da AWD-Arena para depositar flores, acender velas e assinar o livro de condolências. O seu antigo clube, o Barcelona, fez um minuto de silêncio antes de uma partida realizada na noite após a morte de Enke. Um minuto de silêncio também foi respeitado em todos os jogos da Bundesliga durante as jornadas de 21 e 22 de Novembro, assim como na partida do Benfica na Taça de Portugal e no jogo da Taça Pauleta. A Selecção Alemã cancelou um amistoso contra o Chile, que devia ter-se realizado no dia 14 de Novembro.
Robert Enke deixou a esposa, Teresa, e uma filha adoptiva, Leila. Dezenas de milhares de pessoas reuniram-se na AWD-Arena, estádio do Hanôver 96, onde o caixão do guarda-redes foi colocado no meio do campo. O presidente do clube declarou que «Enke foi um “número um” no melhor sentido da palavra. É por isso que hoje temos os corações tão pesados». Após a homenagem, o corpo foi enterrado próximo do de sua filha num cemitério da região de Hanôver.
Robert Enke tinha sido considerado o melhor guarda-redes do Campeonato Alemão em 2008/2009. Uma rua de Hanôver foi rebaptizada com o seu nome em 2010.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...